Di Grassi retorna ao palco de sua primeira vitória na GP2

4 de junho de 2009

O circuito de Istambul, na Turquia, que recebe neste final de semana a terceira rodada dupla da GP2, traz boas lembranças a Lucas Di Grassi (Eurobike/Schioppa/Dolly). Foi no traçado turco que o brasileiro conquistou sua primeira vitória na categoria, em 2007 – ano em que se sagrou vice-campeão -, guiando pela ART Grand Prix. Em 2008, Lucas estreou na temporada somente na sétima etapa (e mesmo assim terminou em terceiro na classificação final), e não disputou a prova. “É uma pista que gosto muito e tem curvas de alta velocidade. Então, é um tipo de traçado com o qual eu me dou bem”, afirmou o piloto.

O retrospecto de sua equipe, a Racing Engineering, também é bom em Istambul. Foi onde o italiano Giorgio Pantano venceu sua primeira corrida na temporada e disparou rumo ao título. “Estratégia das equipes nas paradas de box durante a corrida mais longa também pode fazer diferença”, observou.

Outro fator apontado por Di Grassi é o calor e o desgaste que o traçado gera nos pilotos. “Na Turquia é sempre muito quente, e além do circuito ser em sentido anti-horário (tem mais curvas para a esquerda), é uma pista que fisicamente desgasta muito os pilotos. Por isso o preparo físico é muito importante para agüentar as duas corridas. E estes são dois fatores que geralmente me favorecem”, disse.

O treino classificatório para a definição do grid de largada acontece nesta sexta-feira (5) às 10 horas. No sábado, a largada para a primeira corrida do final de semana acontece também às 10 horas, com transmissão ao vivo do canal a cabo SporTV2; no domingo, a segunda prova começa às 5h30 (horários de Brasília), também ao vivo no SporTV. Às 14h30, o SporTV2 reprisa a segunda corrida.