Brasileiro faz sua primeira corrida fora da Inglaterra pela Fórmula 3 Inglesa

5 de junho de 2009

O Campeonato Inglês de Fórmula 3 chega à sua quarta rodada dupla neste final de semana (5 e 6) e pela primeira vez na temporada 2009 realizará uma corrida fora da Grã Bretanha. Vice-líder da National Class, divisão de base da categoria, Gabriel Dias estréia no circuito alemão de Hockenheim, e espera uma rápida adaptação à pista.  “É a primeira vez que vou competir em um circuito no qual minha equipe, a T-Sport, não tem conhecimento nenhum, pois nunca esteve lá. Então não será um desafio apenas para mim, mas para os engenheiros também”, declara Dias. “É um circuito muito rápido e técnico. A importância de uma corrida em uma pista como essa é muito grande, não por ser fora da Inglaterra, mas por fazer parte do calendário da Fórmula 1, assim como do da GP2, que é o meu foco para o futuro”, acrescenta o paranaense.

Na última rodada dupla da Fórmula 3 Inglesa, disputada em Rockingham na semana passada, Dias enfrentou problemas em seu carro na primeira corrida e ainda sofreu uma batida por trás na segunda. Para as provas deste final de semana, o piloto da T-Sport tem um único objetivo: se aproximar do líder do certame, o inglês Daniel Mackenzie. Confira os três primeiros na classificação da National Class*, no Campeonato Inglês de Fórmula 3 após seis corridas disputadas: 1 Daniel McKenzie (Inglaterra) – 114 pontos, 2 Gabriel Dias (Brasil) – 72, 3 Max Snegirev (Rússia) – 64. Confira os três primeiros da International Class: 1 Daniel Ricciardo – 76, 2 Nick Tandy – 61, 3 Daisuke Nakajima – 56

 A Fórmula 3 britânica é dividida em duas classes – que correm juntas – em virtude da diferença de equipamento: na National Class, os carros são de fabricação anterior aos chassis atuais e possuem algumas restrições de rendimento, servindo como porta de entrada a jovens pilotos no campeonato. O caminho natural para os estreantes é disputar a primeira temporada inscritos na National Class e, no ano seguinte, ascenderem à International Class. Fotos:James Bearne.