FIA anuncia lista com equipes para a temporada 2010

12 de junho de 2009

A atual líder do campeonato, Brawn GP, além das tradicionais McLaren e Renault, está entre os times que foram alertados a abandonar suas inscrições condicionais até o dia 19 de junho sob o risco de serem excluídos do grid. Após muita especulação, a lista para 2010 revelou que das atuais equipes, apenas a Ferrari, Red Bull, Toro Rosso, Williams e Force India têm suas presenças garantidas no campeonato do ano que vem. Isto significa que, McLaren, Renault, BMW-Sauber, e Toyota ainda podem perder seu lugar no esporte. Em comunicado, a FIA afirmou que: “Estes cinco times submeteram inscrições condicionais. A FIA os convidou para abandonar estas condições após discussões que serão concluídas até o dia 19 de junho”.

Outro ponto de discórdia é a admissão da Ferrari e também das duas escuderias patrocinadas pela Red Bull, com os times afirmando que eles só poderiam ser aceitos se as condições ligadas a suas inscrições forem cumpridas. No entanto, A FIA acredita que eles estão comprometidos com o esporte há vários anos atrás, quando assinaram acordos com a organização e diretoria da F-1 vinculando-se ao esporte.

A lista também confirma a presença de três novos times no grid: Campos GP, que será dirigida pelo ex-piloto, Adrian Campos. A Equipe US F1, tendo o engenheiro Ken Anderson e Peter Windsor em seu comando, além da Manor GP, que acredita-se ser liderada pelo chefe do time na F-3 John Booth e o dono da marca Nick Wirth.

Confira a lista divulgada nesta sexta-feira pela FIA:

Scuderia Ferrari Marlboro (Ferrari)
Scuderia Toro Rosso (STR TBA)
Red Bull Racing (Red Bull Racing TTBA)
At&T Williams (Williams Toyota)
Force India F1 Team (Force India Mercedes)
Campos Grand Prix (Campos Cosworth)
Manor Grand Prix (Manor Cosworth)
Team US F1 (Team US F1 Cosworth)
Vodafone McLaren Mercedes* (McLaren Mercedes)
BMW Sauber F1 Team* (BMW Sauber)
Renault F1 Team* (Renault)
Panasonic Toyota Racing* (Toyota)
Brawn GP Formula One Team* (Brawn TBA)

*: Estes são os cinco times que deverão rever suas inscrições até o dia 19 de junho para confirmarem presença na temporada 2010. O número máximo de carros permitido para 2010 foi aumentado para 26, com cada escuderia fabricando dois veículos. Fonte: F-1 na Web – Lucas Martins.