Norte-Europeu de F-Renault – Pipo Derani crava recorde na Finlândia

12 de junho de 2009

Piloto brasileiro mais jovem competindo no exterior, Luís Felipe Derani, da equipe Motopark Academy, mostrou o seu potencial nesta quinta-feira (11), quando foi realizado o segundo – e último – dia de testes coletivos do Campeonato Norte-Europeu de Fórmula Renault 2.0. No circuito de Alastaro, na Finlândia, Pipo cravou o recorde da pista: 1min10s131. O novo recorde é oito décimos mais rápido do que a antiga marca, que pertencia ao finlandês Valteri Bottas – atualmente no Europeu de Fórmula 3. Na sessão desta quinta, outros dois pilotos da “casa” fecharam a relação dos três primeiros: Toomas Heikkinen, da Koiranen Bros., com 1min10s269, seguido por Daniel Aho, seu companheiro de equipe, com 1min10s416.

“Acho que as condições de pista estavam melhores que o ano passado”, explicou Pipo. “Foram vários pilotos que conseguiram superar o antigo tempo do Bottas, mas eu garanti essa volta fantástica, o que me dá muita confiança para as etapas”, disse o piloto. Apesar de ter superado o recorde, o tempo marcado por Pipo não será homologado, já que era um teste coletivo e não programação oficial de corrida.

No treino livre realizado nesta sexta, 12, o brasileiro ficou com o segundo melhor tempo, ficando atrás apenas do seu companheiro de equipe, o sueco Jimmy Eriksson.

Para a disputa da terceira rodada do campeonato, o brasileiro mantém a cautela. “Agora tenho que manter a cabeça no lugar. O carro está bem acertado e é só ter calma e paciência para não me meter em confusões. Quero largar na frente e, claro, acelerar muito”, finalizou. A programação deste final de semana começa neste sábado (13), com o treino classificatório e a disputa da primeira corrida. No domingo (14), a sexta etapa da temporada fecha a rodada de Alastaro.