Rally dos Sertões começa nesta quarta para Evolution Racing Team

24 de junho de 2009

Foi dada a largada nesta quarta-feira para a 17ª edição do Rally Internacional dos Sertões. O primeiro carro parte às 10h24 rumo a etapa 1, que acontece entre Goiânia e Santa Helena (GO). As duplas cearenses da Evolution Racing Team participaram do Prólogo/Super Prime na noite de terça-feira, quando foi definido o grid de largada para o rali. Cleber Rosa e Eduardo Rebouças largam em 8º na Super Production. Com o tempo de 1m53s a dupla ficou na 22ª posição na geral dos Carros e parte confiante para a segunda participação na prova. A intenção era ficar mesmo entre os 20 dos 55 Carros. “Vamos largar com tranqüilidade pois o nível dos competidores da Super Production é alto. A estratégia é chegar e sentir o equipamento neste primeiro dia. O rali só está começando”, diz Cleber.

Já Luiz Aguiar e Sérgio Bessa foram mais cautelosos no Prólogo. Aguiar ficou afastado nos últimos cinco do Rally dos Sertões e conta com a navegação de Bessa, que por sua vez, estreia na prova. A dupla larga em 17º na Super Production e 41º na Geral e levou 2m03s para percorrer o circuito fechado de cerca de 1.500 quilômetros, montado em frente do Shopping Flamboyant em Goiânia. “Para mim o Prólogo noturno foi uma novidade, porque em 2004 a disputa era ainda de dia, então preferimos não arriscar muito. Mas é muito bom poder retornar a isto tudo. Neste primeiro dia iremos pegar trechos bons para acelerar mas também muita coisa travada. Vamos com cautela neste início”, afirma o piloto Aguiar.

As duas picapes Mitsubishi L200 RS foram muita bem preparadas pela equipe Evolution e tem potencial para encarar os mais de 5 mil quilômetros de percurso até Natal (RN), quando o rali fecha ao fim. O chefe da equipe Carlos Neves explica o que foi feito. “O carro do Cleber é o mesmo do ano passado e está um pouco mais afinado e apenas fizemos aprimorar. Já a RS do Luiz trocamos tudo e fizemos vários ajustes devido ao acidente que sofreram durante o RN1500 em maio. Mas as duas RS estão boas e vamos torcer e acompanhar o desempenho das duplas, pois estarão competindo com marcas de nível altíssimo”, diz.

Etapa 1 (24/6) Goiânia/Santa Helena – No primeiro dia do Rally dos Sertões 2009 os competidores entram no interior de Goiás. O destino é Santa Helena e o percurso do dia será de 327 quilômetros, dos quais 256 de trechos cronometrados. A especial que serve como aquecimento para o rali contará com trechos sinuosos, variações de terreno com cascalho e piçarra. Chegando à cidade os competidores enfrentam um novo Super Prime. Foto: Junior Lago/Fábio Davini/Dfotos.