Rally dos Sertões: Varela e Macedo mantém a liderança no Campeonato Brasileiro

27 de junho de 2009

O Rally dos Sertões chega à capital do Tocantins neste sábado (27/6), depois dos concorrentes percorrerem a Especial cronometrada mais extensa do segundo rali mais difícil do mundo. Até o final do quarto dia serão 2.205 km completados do objetivo de 5.056 km até o dia 3 de julho, quando a competição terminar em Natal (RN). “Agora começa a ficar ainda mais difícil, mas também prazeroso. Passados estes três primeiros dias que valiam pelo Brasileiro, agora podemos ousar um pouco a mais atrás de um bom resultado no Sertões”, avalia Reinaldo Varela (Mitsubishi/Pirelli/Blindarte), líder do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country e cinco vezes vencedor do Rally dos Sertões. 

A quarta etapa da competição, entre Minaçu e Palmas, terá a maior distância percorrida num dia – 764 km -, sendo que 373 km cronometrados. Será outra Especial bem dura e completa, com vários tipos de terrenos. Começará com estradinhas sinuosas, com piçarra e cascalho, seguindo para regiões mais montanhosas com muitos trechos de trial, travessia de vários rios e poucas retas de alta velocidade. Haverá muitas áreas com pedras grandes, erosões profundas e piso duro, que vão forçar muito os pneus. “A organização promete e cumpre. A cada ano o Sertões está mais difícil. Então, temos que nos aplicar cada vez mais para buscarmos outra vitória na Super Production, nossa categoria”, comentou o navegador Marcão Macedo.

O terceiro dia do Rally dos Sertões, entre Cidade de Goiás e Minaçu (GO) teve 645 km sendo 317 km cronometrados. A Especial foi travada, de média para baixa velocidade e a navegação teve muita importância, pois muitas trilhas tinham pouca visibilidade ou escondidas. A região era de piso precário, com estradas sinuosas e estreitas, erosões, valetas, curvas de nível, com muito cascalho, travessia de rios e pontes estreitas. “Infelizmente sofremos com problemas no câmbio e caixa de transferência. Abandonamos a Especial, mas não o rali”, disse Varela, único piloto brasileiro campeão mundial de rally cross country. Cada um dos três primeiros dias do Rally dos Sertões valeu com uma etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, que tem a liderança de Varela/Macedo na categoria Super Production com 44 pontos. Fotos:Idário Café, Doni Castilho e Márcio Machado.