Trofeo Maserati: André Posses conquista primeira vitória na temporada

29 de junho de 2009

A quarta etapa do Itaipava Trofeo Maserati encerrou em Interlagos, em grande estilo, a rodada deste fim de semana do Itaipava GT Brasil, torneio que reúne, além da categoria monomarca dos supercarros italianos, a Copa Renault Clio e a Itaipava GT3 Brasil GT3. A corrida começou com pista seca, mas logo na terceira volta uma rápida chuva molhou todo o traçado e obrigou os pilotos, ainda de pneus slick, a redobrar a cautela.

Após 26 voltas, André Posses cruzou a linha de chegada com boa vantagem para o segundo colocado, mas a aparente tranqüilidade do primeiro colocado não refletiu a história da corrida. Além de perseguições na disputa pela liderança, a briga pelo segundo lugar também chamou a atenção e durou até a última volta.

André Posses chegou a ser pressionado por Cleber Faria, ganhador da etapa de Curitiba, e só passou a ter tranqüilidade na liderança depois que o adversário rodou na 20ª volta, quando restavam apenas sete minutos para o encerramento da etapa. Faria voltou à pista na quarta posição, e passou a ser pressionado pelo pole position Pedro Queirolo, que conseguiu abrir caminho nas voltas finais, e rapidamente se aproximou do então segundo colocado, Bruno Garfinkel. Na última volta, os dois se tocaram na saída da curva da Junção, em um acidente que teve conseqüências também para Cleber Faria, que não conseguiu desviar e bateu em Queirolo. Os dois primeiros perderam posições, e quem levou a melhor foi a dupla Edu Guedes/Marcelo Skaf, que herdou a segunda posição.

A liderança na tabela de pontos mudou de mão em razão dos problemas enfrentados por Queirolo que, além do acidente, ainda rodou depois da parada obrigatória por ter, acidentalmente, esbarrado na chave geral do seu carro. Agora, o primeiro colocado é Farias, que soma 48 pontos. Queirolo é o segundo, com 46. Em terceiro está Bruno Garfinkel, com 35. A próxima rodada dupla acontece em Londrina (PR), que pela primeira vez receberá os supercarros do Itaipava GT3 Brasil, nos dias 25 e 26 de julho.