Piano/Mendes/Davi "voam" e vencem a 8a etapa do Rally dos Sertões

2 de julho de 2009

A Equipe Ford Racing Trucks venceu nesta quarta-feira, a oitava etapa da 17ª edição do Rally Internacional dos Sertões, que chegou a Juazeiro do Norte (CE). O trio Edu Piano/Solon Mendes/Davi Fonseca não deixou nenhum concorrente da categoria chegar perto e fez a especial de 190 quilômetros em 2h17m47s. Piano acelerou como nunca e conseguiu recuperar 17 minutos que havia perdido na etapa anterior.

Piloto experiente que é, Piano conseguiu um feito surpreendente durante a sétima etapa (30). Logo no início do trecho cronometrado perdeu a tração 4×4 e pilotou o caminhão mais de 200 quilômetros na areia, em 4×2. Poucos fariam isto, mas como o lema do Rally dos Sertões é “desistir jamais” o trio completou a especial mesmo com problemas e perdeu preciosos minutos, ficando cerca de 20 minutos atrás da equipe que até então era a vice-líder da categoria.

Mas com a vitória desta oitava etapa o trio diminuiu a diferença para apenas 3m07s e parte para as duas etapas finais para recuperar a liderança na categoria. O caminhão F4000 Território 4×4 venceu até o momento, sete dos oito dias da competição.

“Ficamos satisfeitos com mais uma vitória e fizemos uma prova muito boa que teve de tudo. Muita erosão, curvas, travadas em alguns trechos mas também retões onde pude andar forte, como gosto. Vamos continuar lutando nos próximos dois dias e tentar baixar nosso tempo”, diz o tricampeão do Rally dos Sertões.

Para Mendes esta corrida de recuperação foi emocionante: “Andamos muito rápido hoje (1º), o caminhão estava perfeito e recuperamos quase tudo que perdemos ontem. O rali nos proporciona esta adrenalina diferente todos os dias e se pudesse gostaria que em todos pudéssemos andar forte como andamos nesta etapa”, explica o navegador cearense.

Vale ressaltar, que no final do trecho cronometrado a equipe levou um grande susto e perdeu alguns minutos com um competidor. Após ficar vários quilômetros atrás de um carro que não lhes dava passagem, este mesmo carro errou um dos trechos e veio na contramão. Piano em alta velocidade jogou rapidamente o caminhão para fora da trilha, derrubou algumas árvores mas evitou um grave acidente que poderia ter comprometido toda a corrida. Fotos Haroldo Nogueira.