Thiago Marques otimista para "começo da temporada” em Interlagos

2 de julho de 2009

Abertura da temporada da Stock Car em pleno mês de julho? Sim, para muitos pilotos da categoria top do automobilismo nacional, a corrida deste domingo, em Interlagos, representará o início verdadeiro do campeonato, após vários problemas enfrentados nas quatro primeiras corridas do ano com o novo carro da Stock. A tabela de classificação ajuda a validar este enfoque. Mais da metade do grid sequer completou dez pontos – uma média que seria de 2,5 por corrida, ou seja, abaixo de um 13º lugar por prova. Apenas 16 pilotos superaram a marca de dez pontos nestas quatro corridas de 2009. “O campeonato começa agora. Os problemas com o carro novo impediram que as equipes mostrassem todo seu potencial. Agora, o modelo de 2009 já está bem mais desenvolvido e todo mundo conseguirá trabalhar no seu melhor, fazendo acertos mais refinados do carro, tendo mais confiabilidade de todos os setores”, diz Thiago Marques, que está nesta situação dos que buscam um novo início no campeonato.

O piloto da JF Racing tem três pontos na tabela e já começa a viver uma decisão a cada etapa para continuar mantendo viva a chance de playoff. “Enquanto houver possibilidade matemática, todos os pilotos vão continuar batalhando. A vantagem é que, como houve vários problemas de quebra, ninguém disparou na tabela e com isso ainda há chance para todos. Mas o momento da reação tem que vir agora em Interlagos”, diz o paranaense.

Por enquanto, a nota de corte para o playoff está em 29 pontos – pontuação de Thiago Camilo na 10ª colocação. Historicamente, os classificados costumam ficar no top-10 acumulando de 40 a 45 pontos ao final da oitava etapa, que neste ano será em Campo Grande, no dia 4 de outubro.