Título de Campeão do Rally dos Sertões não escapa das mãos de Facco/Deusdará

4 de julho de 2009

E o que estava previsto se consolidou na tarde desta sexta-feira (3) na Lagoa do Pitangui, em Natal (RN). Luiz Facco e Silvio Deusdará são Campeões do Rally dos Sertões 2009, na categoria Super Production. Com mais de cinco horas de vantagem sobre o segundo colocado, seria muito difícil de o título escapar das mãos da dupla da Equipe Acelera Siriema. O término da décima etapa, entre Caicó e Natal (RN), reafirmou que a dupla estava destinada a vencer, após liderar durante sete etapas consecutivas. Foram exatas 5h28m58s que abriram do segundo colocado. Além de Campeões, Facco e Deusdará terminaram a 17ª edição como a 7ª dupla melhor colocada na Geral dos Carros, lembrando que três deles são da equipe alemã VW e seus imbatíveis Touaregs.

O último trecho cronometrado da prova teve 85 quilômetros e foi percorrido com muita segurança pela dupla que completou em 1h22m43s, tempo que lhe garantiu a 5ª colocação na categoria e a 16ª na Geral no dia. “Foram intermináveis este trecho de especial, só queria chegar e comemorar. O primeiro título do Sertões é indescritível e com certeza será uma marca que jamais nos esqueceremos, como toda a equipe de apoio, familiares, amigos que tiveram participação para que esta vitória acontecesse. Estamos muito felizes com desempenho que alcançamos nesta edição”, ressalta Facco.

Durante os 10 dias de prova, que começou em Goiânia (GO) em 24/6, a Acelera Siriema foi se firmando em meio às equipes brasileiras mais expressivas da disputa. E depois de assumir a liderança, a partir da etapa 3 (27/6), soube administrar com precisão e muita determinação a vantagem.

Para o navegador cearense, que disputou pela primeira vez o Rally dos Sertões na equipe e já conquistou o primeiro título, a empolgação era total. Com 5.045 quilômetros percorridos chega ao fim a 17ª edição do Rally dos Sertões que passou por Goiás, Tocantins, Bahia, Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. Dez dias de um grande desafio, onde quem resistiu às dificuldades e cruzou a rampa de chegada já se saiu um vitorioso. Mas superar todas as adversidades e ainda trazer na bagagem um título de Campeão como Facco e Deusdará tem um outro sabor. Fotos: Idário Café e Doni Castilho.