Peugeot lança o 207 de Rally

8 de julho de 2009

Derivado do modelo de rua, veículo de competição é a nova estrela da Copa Peugeot; com 140 cavalos de potência, carro é vendido pela Peugeot Sport por R$ 50 mil pronto de fábrica para correr. Após seis anos de contínuo desenvolvimento do Peugeot 206 que disputa a Copa Peugeot de Rally de Velocidade, a Marca acaba de apresentar o sucessor do modelo para as corridas na terra.

Fabricado na planta da PSA Peugeot Citroën, em Porto Real (RJ), o Peugeot 207, que recebeu uma preparação especial voltada totalmente para a competição, foi atualizado visualmente ao modelo de rua e passou por um processo de alterações que o transformou mecanicamente num modelo ainda mais rápido, impulsionado por um motor que gera 140 cavalos de potência. “O novo carro de corrida foi desenvolvido pela Peugeot Sport Brasil e manteve os atributos mais importantes que consagraram o Peugeot 206: robustez, confiabilidade e segurança”, afirmou Marcus Brier, diretor da Peugeot Sport.

Principais características do Peugeot 207 de Rally: Motorização: para se chegar aos 140 cavalos de potência, o motor 1.6 litro 16V Flex agora é abastecido com álcool etílico. Para receber esse combustível, um novo bico injetor passou a ser utilizado, assim como a vela de menor grau térmico, para suportar a temperatura mais alta do motor. O coletor de escapamento foi redimensionado com o objetivo de aumentar o fluxo de saída dos gases, e o módulo de injeção recebeu um novo mapeamento, para que o motor pudesse trabalhar em giro mais alto. Na Copa Peugeot, o motor e o módulo de injeção são lacrados para garantir a igualdade de equipamentos e manter o equilíbrio entre todos os competidores.

O Câmbio: é semelhante ao da versão de série, acionado por um comando por cabo, tornando a troca de marchas mais suaves, só que com uma relação final diferente: • Diferencial (relação final 4.92/1) – 13X64 a) Pinhão – 13; b) Coroa – 64; / • Caixa:1ª – 3.42 / 1 (12/41 dentes); 2ª – 1.95 / 1 (20/39 dentes); 3ª – 1.37 / 1 (30/41 dentes); 4ª – 1.05 / 1 (37/39 dentes); 5ª – 0.85 / 1 (41/35 dentes). Suspensão: possui molas e amortecedores da Peugeot Sport francesa, específicos para rali. Montada sobre o cubo de rodas e braço de suspensão originais e o freio (a disco nas quatro rodas de aro 14”, também originais), a suspensão recebe apenas uma redução no servo-freio para aumentar a sensibilidade e a resposta na sua utilização, se comparada ao oferecido no Peugeot 207 de rua.

Segurança: a proteção do habitáculo é completa, com tubos de aço sem costura que seguem as exigências da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), formando a “gaiola”, além de protetores adicionais no cárter e no tanque de combustível. Três extintores de incêndio equipam o veículo, sendo um de 4 kg com acionamento interno e externo, com ação para servir o piloto, o navegador, o cofre do motor e o tanque de  combustível, e dois de 1 kg embaixo de cada um dos dois bancos SPARCO, que são do tipo “concha” para competição, com um novo formato para maior proteção lateral da cabeça, e cintos de quatro pontos homologados pela FIA.

Também como procedimento de segurança, as tubulações de combustível e de freio estão instaladas no interior do veículo, o qual é completamente modificado para competição: saem todos os bancos (ficam apenas os do piloto e do navegador), as forrações e itens como air bag e ar condicionado, permanecendo apenas o painel e o volante originais. Pneus: desenvolvidos pela Yokohama para alto desempenho dos carros na terra e específico para a competição, tem tamanho 185 65 R14 (modelo A035).  Outra característica marcante do veículo refere-se ao conjunto ótico com “máscara negra”, emprestado pelo 207 Escapade, que invade a lateral do modelo e ressalta seu olhar felino. Esse mesmo modelo cede ainda as rodas em liga leve de 14 polegadas. Completa o desenho esportivo do veículo o aerofólio, da linha original de acessórios da Marca.

Como se não bastasse toda a adrenalina proporcionada por um legítimo rali de velocidade, a Copa Peugeot 2009, organizada pela Peugeot Sport, oferece aos amantes do esporte a motor um pacote incomparável de benefícios tanto aos competidores profissionais como para aqueles que estão vestindo o macacão de corrida pela primeira vez. A começar pelo novo veículo utilizado no campeonato Por R$ 50 mil é possível adquirir o Peugeot 207 direto da fábrica. O participante que adquire o veículo tem ainda à disposição outros benefícios como dois macacões SPARCO também homologados pela FIA; venda de peças subsidiadas pela Marca nas etapas do campeonato. Vantagem: isenta os competidores a estocar peças para corridas, diminuindo os custos das equipes; transporte gratuito dos veículos de competição. Realizado pela Brazul Transportes e Logística, a cada etapa do campeonato cerca 25 carros de corrida são retirados das garagens dos pilotos e levados aos locais das provas. Após as corridas, eles são devolvidos aos endereços de origem. E consultor técnico cedido pela Marca para orientação das equipes participantes em possíveis intervenções mecânicas nos veículos. Além da premiação em dinheiro aos cinco primeiros colocados nas três categorias em disputa: 207 Super, 206 Master e 206 Light.