Fórmula 3: Henrique Lambert estréia nesta temporada no Rio de Janeiro

10 de julho de 2009

Campeão da Fórmula São Paulo em 2008, Henrique Lambert (Cabron/Oktane) recebeu convite da equipe Razia Sports para fazer suas primeiras corridas desta temporada na Fórmula 3 Sul-americana, no Rio de Janeiro (RJ). “Foi uma agradável surpresa, estou muito feliz em retornar para a Fórmula 3” , comemorou o carioca. O Autódromo de Jacarepaguá recebe neste final de semana ( 10 a 12/7) a quinta e sexta etapas da categoria de automobilismo mais veloz do continente.

Após ter realizado sua estréia na principal categoria de monopostos da América do Sul no ano passado, justamente em sua cidade natal, depois de um ano Henrique Lambert volta acelerar um carro da Fórmula 3. “É muito bom voltar a formar uma parceria com o engenheiro Felipe Tejada e a Razia Sports, a equipe que me deu a primeira oportunidade de testar um Fórmula 3 e possibilitou minha estréia na categoria”, lembra o piloto do Rio de Janeiro.

Sem competir desde que levantou o título da Fórmula São Paulo no final da temporada 2008, Lambert quer entrar na pista pensando na sua readaptação aos monopostos, depois de ter feitos testes com Porsche GT3. “Estou parado desde dezembro do ano passado. Estou encarando estas etapas do Rio de Janeiro como um grande treino, a minha pré-temporada. Mas estou tão feliz, doido para acelerar depois de sete meses, que isto não é nada. Devo dar graças a Deus por esta oportunidade”.

Henrique vai usar os primeiros treinos de sexta-feira (10/7) para se adaptar ao novo carro da categoria, o atualíssimo Dallara F-309, que teve a oportunidade de testar só por algumas voltas em Interlagos (SP), no mês de maio. O modelo 2009 da fabricante italiana é o mesmo adotado nos principais campeonatos de F-3 do mundo. A eficiência aerodinâmica deste carro é muito maior do que a apresentada pelo modelo 2001, utilizado até o ano passado. “Neste carro fico mais confortável por causa da minha estatura (1m89). Preciso principalmente me adaptar ao câmbio, que agora é de seis marchas e a relação deve ser bem diferente aqui em Jacarepaguá”, assinala Lambert. Com o motor Berta argentino, a F3 Sul-americana é considerada a mais veloz do mundo.

A Fórmula 3 sul-americana tem transmissão ao vivo pelo canal Bandsports e pela Race TV – www.racetv.com.br. Veja a programação completa da F3 Sul-americana no Rio de Janeiro: Sábado (11/07) – 10h às 10h30: Treino Classificatório – 6ª etapa 13h10: largada – 5ª etapa. Domingo (12/07)13h10: largada – 6ª etapa . Foto:Fernanda Freixosa