Nelsinho Piquet completa GP da Alemanha em 13º

12 de julho de 2009

O brasileiro Nelsinho Piquet terminou o GP da Alemanha de Fórmula 1, disputado na manhã deste domingo (12) em Nurburgring, na 13ª colocação após enfrentar problemas com o aquecimento dos pneus na primeira volta da corrida. Com uma estratégia na qual faria o primeiro trecho da prova mais longo – parando apenas na 26ª volta – o brasileiro reconheceu que utilizar os pneus mais duros nesse momento não foi a escolha adequada. “Eu estava programado para largar com pneus de composto mais mole, mas a equipe decidiu de última hora mudar para pneus duros no grid”, contou o brasileiro. “A gente demorou demais para ganhar temperatura e na primeira volta a aderência era muito ruim”, completou Nelsinho. “Depois disso fiquei muito tempo preso no tráfego, o que comprometeu a nossa estratégia”, resumiu.
Nelsinho também ressaltou que as atualizações levadas pela equipe ING Renault para a Alemanha – e instaladas apenas no carro do espanhol Fernando Alonso – melhoraram consideravelmente o desempenho do R29. “Nos dados de telemetria a equipe constatou que o carro do Fernando era cerca de oito décimos mais rápido que o meu”, revelou Nelsinho. “A nova asa dianteira, o novo amortecedor e as outras pequenas mudanças foram muito positivas. Eu não esperava uma diferença tão grande entre os dois carros”, admitiu Piquet. O bom rendimento da nova versão do R29 garantiu a Fernando Alonso a volta mais rápida da corrida, com o tempo de 1min33s365. “O lado bom disso é que a equipe encontrou uma boa direção para melhorar a nossa competitividade. Por outro lado, foi uma pena que ainda não deu para contar com estas evoluções no meu carro já na Alemanha”,  concluiu o piloto brasileiro.

O GP da Alemanha marcou a primeira vitória da carreira do australiano Mark Webber, da equipe Red Bull Racing – que fez dobradinha com Sebastian Vettel em segundo. Na classificação do campeonato, Jenson Button (Brawn GP) segue líder com 68 pontos. Vettel é o segundo com 47 e Webber assume a terceira posição com 45,5. A próxima etapa do Mundial de Fórmula 1 será entre os dias 24 e 26 de julho, no circuito de Budapeste, na Hungria. Fotos:Divulgação