F-Truck> Treinos começam nesta sexta-feira com três pilotos com passagem pela F-1 em Interlagos

17 de julho de 2009

O autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP), amanheceu ouvindo dois idiomas nesta quinta-feira (16), véspera do início da programação oficial do principal evento internacional do circuito depois do GP do Brasil de Fórmula 1. Na sexta-feira (17), a pista receberá os primeiros treinos livres para as duas categorias que formarão a festa do fim de semana, a brasileira Fórmula Truck e a argentina Top Race. Será a primeira exibição dos dois campeonatos juntos. A outra está marcada para o dia 20 de setembro, em Buenos Aires, na Argentina.

A parceria dará ao público a oportunidade de ver três pilotos com passagem pela Fórmula 1 acelerando no circuito: Gastón Mazzacane (Ford), que disputa regularmente a temporada da Fórmula Truck e correrá pelas duas categorias, Norberto Fontana e Jacques Villeneuve, que farão a etapa especial da Top Race. A presença do campeão mundial de Fórmula 1 de 1997 vem atraindo atenções desde a manhã desta quinta-feira. Foi quando Jacques Villeneuve desembarcou no Brasil. Entre as primeiras atividades dele no País, fez uma visita ao túmulo do tricampeão mundial Ayrton Senna.

No Cemitério do Morumbi, ele esteve acompanhado dos pilotos da Top Race e também de alguns pilotos da Fórmula Truck. No autódromo, o dia foi tranquilo e de movimentação apenas das equipes, na montagem dos boxes. A expectativa para a quinta etapa é de bastante equilíbrio em função das mudanças de regulamento que reduziram a diferença dos caminhões chamados “pequenos”, de motores 9 litros (Volkswagen e Ford), para os “grandes”, de motores até 13 litros, neste tipo de pista.

Esse desenvolvimento de motor e câmbio deve garantir uma disputa apertada na corrida, que teve 4 vencedores diferentes no últimos 4 anos. De 2005 para cá, ganharam Leandro Totti (Ford), Roberval Andrade (Scania), Felipe Giaffone (Volkswagen) e Wellington Cirino (Mercedes-Benz), na sequência. Do grid atual, além desses, há apenas mais um piloto com vitória nesta pista: Renato Martins (Volkswagen). A programação em Interlagos começa nesta sexta-feira com duas sessões de treinos para cada uma das categorias a partir de 10h30. As corridas serão realizadas todas no domingo. A Top Race começa 12h30. A Fórmula Truck tem largada marcada para 14h10, com transmissão ao vivo da TV Bandeirantes. Fotos:Orlei Silva.