F-Truck: Geraldo Piquet fecha o primeiro dia entre os três mais rápidos em Interlagos

18 de julho de 2009

A sexta-feira (17) marcou o primeiro dia de treinos da quinta etapa da Fórmula Truck 2009 – que está sendo disputada no autódromo de Interlagos, em São Paulo junto com a categoria argentina de carros turismo, Top Race. Com duas sessões de treinos livres no circuito, a expectativa de que os caminhões maiores – com motores de 12 litros – levassem vantagem se confirmou com um Mercedes-Benz e um Scania liderando os ensaios. O brasiliense Geraldo Piquet, quarto colocado na competição, fechou o segundo treino da sexta-feira com a terceira melhor marca. “Foi um bom começo. Ainda perco muito tempo nos trechos de baixa velocidade, como o miolo do circuito. Então vamos precisar mudar alguns pontos do acerto para os treinos antes da tomada”, destacou o piloto da equipe ABF.

Geraldo teve praticamente apenas o segundo treino, já no final da tarde, para fazer os testes no seu caminhão. Na primeira sessão, passou a maior parte do tempo parado no box por causa da quebra do cardan.”Quebrou antes de eu abrir minha volta rápida. Então não deu para avaliar muita coisa nesse treino”, contou o piloto, que mesmo assim terminou entre os dez mais rápidos, com a sétima melhor marca. “Ao longo dos treinos os tempos devem ficar mais competitivos, principalmente depois que resolvermos o problema nas curvas de baixa”, avaliou Geraldo. “Além disso meu pneu ainda não está muito gasto e, conforme for gastando a borracha, deve melhorar também”, destacou sobre um ponto curioso da Fórmula Truck – no qual os pneus rendem melhor à medida que vão gastando a borracha e perdendo as ranhuras, ficando mais parecidos com os compostos slicks.

O treino que define o grid de largada para a quinta etapa da Fórmula Truck será na tarde deste sábado, a partir das 14h. Os pilotos entram na pista um de cada vez com direito a apenas uma volta lançada. Depois, os dez melhores voltam para o Top Qualifying, que define o pole-position. Antes da classificação, porém, eles têm ainda dois treinos livres: o primeiro às 9h15 e o segundo às 11h15. A principal preocupação de Geraldo Piquet e da equipe ABF agora, é a probabilidade – ainda que pequena – de chover durante o treino classificatório. “Se chover, toda a vantagem que os caminhões maiores têm em Interlagos acaba. Espero que a pista esteja seca nos treinos”, alertou o piloto. Foto: Orlei Silva.