Le Mans Series: Gil De Ferran vence na LM P1 e Jaime Melo é segundo na classe GT2 da American

19 de julho de 2009

Os dois pilotos brasileiros que disputaram a quinta etapa da American Le Mans Series foram ao pódio. Gil de Ferran, parceiro do francês Simon Pagenaud, conquistou em Lakeville, na tarde deste sábado (18), a terceira vitória consecutiva na classe LM P1. Jaime Melo, que tem o alemão Pieffer Kaffer como companheiro de equipe, foi segundo colocado na prova da GT2. Os dois estão na vice-liderança de suas categorias na classificação do campeonato.

Melo obteve a pole da classe GT2. Kaffer foi quem pilotou a Ferrari F430 da Risi Competizione no primeiro turno da prova. Manteve-se à frente por algumas voltas, até ser superado pelo Porsche de Patrick Long, que lidera o campeonato na dupla com Jörg Bergmeister. Quando parou nos boxes para entregar o carro ao parceiro brasileiro, estava em terceiro, a mais de 30 segundos do líder. “Eu sabia que, em condições normais, seria difícil alcançá-lo”, disse Melo.

O brasileiro levou poucas voltas para tomar a vice-liderança de Joey Hand  e deu início à sua perseguição a Bergmeister. “Mesmo numa pista curta e com um tráfego muito intenso, eu precisava estar o mais próximo possível para aproveitar uma eventual bandeira amarela, que acabou não vindo”, comentou Jaime Melo (Foto). Após duas horas de corrida, a diferença entre os dois primeiros colocados estava era de 17 segundos. Foi quando ambos foram aos boxes para abastecer.

Bergmeister abriu um pouco mais de vantagem após o último pit stop até Melo sofrer uma punição por sair do traçado em uma chicane da pista. “Eu cortei a chicane para evitar uma confusão com os protótipos que vinham colocando volta”, contou o brasileiro, campeão da American Le Mans em 2007 e vencedor das duas últimas edições das 24 Horas de Le Mans. “Fizemos o que era possível, mas hoje eles foram melhores. O segundo lugar ficou de bom tamanho”, avaliou.

Long e Bergmeister, com a vitória, chegaram a 100 pontos na liderança da classe GT2, contra 75 de Melo e Kaffer, que aparecem em segundo. Na LM P1, de Ferran e Pagenaud vão a 73 pontos, 13 a menos que os líderes Scott Sharp e David Brabham, que terminaram a corrida em Lakeville em segundo lugar. A sexta etapa da American Le Mans Series está confirmada para dia 8 de agosto na pista de Mid-Ohio, em Lexington. Foto: Regis Lefebure.