Roberval Andrade supera problemas para registrar a pole em Interlagos

19 de julho de 2009

Roberval Andrade (Scania) registrou neste sábado (18) a pole position para a quinta etapa da temporada da Fórmula Truck, que será disputada no domingo (19), em Interlagos, São Paulo (SP). Pelo desempenho da véspera, quando foi o mais rápido, o resultado não deveria surpreender ninguém. Até por ser a terceira vez que ele larga na frente nesta pista (2004, 2005 e 2009). Mas o primeiro lugar no grid veio com uma boa dose de superação.

Ele enfrentou uma série de problemas nas sessões livres que antecederam o treino que definiu o grid de largada, incluindo uma mangueira estourada, que forçou a troca de motor, e um acidente no final da reta. Em resumo, praticamente não andou. “Foi um dia bastante tumultuado e por isso foi tão gostoso conseguir esse resultado”, comemorou Roberval Andrade. Seu maior adversário nesta disputa parecia ser Wellington Cirino (Mercedes-Benz).

Vencedor da prova no ano passado, o paranaense foi o mais veloz no treino que definiu os oito que brigariam pela pole position, mas nos momentos finais não conseguiu superar Roberval Andrade (foto). Mais do que isso: foi surpreendido com o terceiro lugar. Em segundo, parte Felipe Giaffone (Volkswagen), que é o entrevistado do mês. “Acho que ter o Felipe (Giaffone) na primeira fila pode ser benéfico, porque ele pode ter problemas para segurar o (Wellington) Cirino e me dar a chance de abrir vantagem”, acrescentou.

Comprovando a evolução constante do caminhão, Fred Marinelli (Iveco) se posicionou num bom quarto lugar, distante dos líderes na folha de tempos, mas com chances de pensar no pódio. “Se o caminhão estiver bom, vamos para cima. Se não, a ideia é segurar, não bater e ver o que acontece, a corrida tem uma hora de duração”, revelou, consciente do favoritismo dos três primeiros. “A classificação foi boa, agora é pensar em poupar o caminhão, porque vai quebrar muita gente”, destacou.

Na opinião de Fred Marinelli, o ponto mais crítico em Interlagos deve ser a temperatura dos freios, que estão esquentando muito. Não será nenhuma novidade se alguns pilotos tiverem um fim de corrida bem mais lento que o ideal. Situação que pode mudar conforme as condições climáticas. Chegou a chover, não muito, em Interlagos neste sábado. A previsão para domingo é tempo nublado. A novidade do dia foi a presença de Adalberto Jardim (Ford).

O caminhão dele, montado na oficina de Djalma Fogaça (Ford) e concluído pelo próprio Adalberto Jardim nos boxes do autódromo, ficou pronto nas primeiras horas e ele teve condições de treinar. Larga em 21º. Não havia um local melhor para o retorno: um dos melhores momentos de Adalberto Jardim categoria foi exatamente em Interlagos, em 2006, quando partiu na pole position. A corrida será disputada às 14h10 com transmissão ao vivo da TV Bandeirantes. A Top Race fará preliminar a partir das 12h30. Fotos:orlei Silva.