F-3 Inglesa: Buzaid vence pela primeira vez e dedica resultado ao amigo Surtees

25 de julho de 2009

Adriano Buzaid passou a integrar neste sábado (25) a seleta lista de pilotos brasileiros com vitórias na Fórmula 3 Inglesa. Ele alcançou sua primeira conquista durante a 14ª etapa do campeonato, disputada sob chuva, em Spa-Francorchamps, na Bélgica. “Esta vitória é muito especial para mim, foi incrível. Ganhar minha primeira corrida na Fórmula 3 Inglesa logo no ano de estreia, numa pista tão tradicional como Spa-Francorchamps, em condições tão delicadas, é muito bom”, comemorou o piloto de 21 anos de idade, que corre pela T-Sport.

O brasileiro fez questão de dedicar a vitória ao amigo Henry Surtees, que morreu no último domingo (19), durante uma prova de Fórmula 2 em Brands Hatch, na Inglaterra. “Corri de luto, com uma faixa preta no bico do carro, em memória ao Henry (Surtees). Quero que este resultado seja uma homenagem para ele, que é era meu amigo”, destacou Adriano Buzaid. Para alcançar sua primeira conquista na categoria, ele precisou superar não só as condições adversas no circuito belga, mas também a forte concorrência do líder do campeonato, Daniel Ricciardo.

O australiano chegou a tomar a liderança do brasileiro por alguns segundos, mas levou o troco logo em seguida, na freada depois da subida da Eau Rouge. “Eu cheguei a ganhar a posição, mas ele me passou de novo, com uma boa manobra. Depois, com chuva, eu comecei a pensar que o segundo lugar estava de bom tamanho para o campeonato”, contou Daniel Ricciardo. Naquela altura, Adriano Buzaid já abria boa vantagem, tanto que cruzou a linha de chegada quase seis segundos à frente. “Na última volta, contornei a Bus Stop (curva que antecede a linha de chegada) quase em 1ª marcha”, brincou.

Ele não queria desperdiçar o resultado que, além de tudo, o fez subir para o quarto lugar no campeonato, com 99 pontos. Daniel Ricciardo segue líder com 177. “Agora, vamos pra cima. Quero continuar subindo na classificação. O mais importante é ver que reagimos. No início, nossa equipe não tinha muita constância, agora já conquistamos a segunda vitória em três corridas (a outra foi do companheiro de equipe, Wayne Boyd). Também foi bom ver que a Volkswagen voltou a ganhar regularmente”, acrescentou. Antes da rodada dupla da Bélgica, a Mercedes-Benz havia vencido oito seguidas.  As próximas etapas da Fórmula 3 Inglesa serão disputada nos dias 15 e 16 de agosto em Silverstone, na Inglaterra. Foto:Jakob Ebrey.