Na chuva, Gabriel vence na National Class e mostra confiança para o restante da temporada

25 de julho de 2009

A 14ª etapa do Campeonato Inglês de Fórmula 3 foi realizado na manhã deste sábado (25), no horário brasileiro. O circuito belga de Spa-Francorchamps foi o palco da vitória brasileira de Adriano Buzaid, da equipe T-Sport, na International Class, divisão principal da categoria. Para o também brasileiro Gabriel Dias, companheiro de Buzaid na T-Sport, a corrida também terminou no lugar mais alto do pódio. O piloto compete na National Class, divisão de base da F-3 Inglesa. “Foi uma corrida muito boa. Larguei bem e consegui algumas ultrapassagens. Começou a chover e consegui me aproximar do (inglês Daniel) McKenzie rapidamente. A pista estava bastante escorregadia mas consegui ultrapassa-lo”, narrou Gabriel, que ao contrário de seu adversário, não parou nos boxes para colocar os pneus específicos para o asfalto molhado.

“Como McKenzie estava lento na pista, ele resolveu entrar nos pits para colocar os pneus de chuva, mas eu estava com um bom ritmo, mesmo com os pneus específicos para o asfalto seco. Fiquei na pista e consegui a vitória”, continuou o piloto, que finalizou em 11º lugar no geral.

Gabriel se mostrou feliz ao superar um desafio pessoal, já que Spa-Francorchamps foi a pista em que o brasileiro sofreu um grave acidente no ano passado, em que quebrou três vértebras. “Foi muito importante para mim esse resultado. Como sofri um acidente sério aqui no ano passado, na chuva, passar hoje na ‘Eau Rouge’ (curva onde aconteceu o incidente) com pista molhada foi muito bom para retomar a confiança. Foi um desafio”, explicou.

Quanto ao problema com o motor ocorrido na etapa de ontem (24), Gabriel disse que a equipe encontrou o problema e conseguiu resolve-lo. “Como a categoria mudou de combustível, tivemos um pequeno problema com uma esponja que fica no tanque de combustível. Ela se esfarela e tampava a mangueira, por isso acusava no painel que era algo com a bomba de combustível. Mas trocamos a peça e agora não teremos mais dificuldades com isso”, encerrou o brasileiro, que figura na segunda posição da divisão National Class. A próxima rodada do campeonato será no tradicional circuito de Silverstone, na Inglaterra, no dia 16 de agosto. Fotos:James Bearne.