Copa Clio: Edson do Valle conquista primeira vitória da carreira

27 de julho de 2009

Apesar do frio da manhã deste domingo em Londrina (PR), a quarta etapa da Copa Renault Clio foi marcada por várias disputas e pela primeira vitória da carreira do goiano Edson do Valle. Em segundo lugar ficou o paranaense Wagner Cardoso, que fez corrida de recuperação depois de ter largado da última posição. O líder do campeonato, José Vitte, terminou em terceiro e somou importantes pontos para o campeonato. Cesare Marrucci e Rolf Gemperli fecharam os cinco primeiros.

Na largada, Rodolfo Pousa manteve a ponta com Valle e Vitte logo atrás. O trio se distanciou do restante do grid nos primeiros giros, mas o piracicabano Pousa teve de abandonar a corrida por causa de um problema no câmbio. “A quarta marcha ficou enroscada e eu não podia fazer mais nada. Uma pena abandonar, porque foi uma corrida bastante disputada e acho que teria chance de um bom resultado. Agora tenho que pensar na próxima etapa”, consolou-se.

Na entrada obrigatória do Safety Car, na sétima volta da corrida, os cinco primeiros que pontuaram foram Valle (foto), Vitte, Wagner Cardoso, Cláudio Zanotto e Rolf Gemperli. Após a relargada, Vitte se defendia dos ataques de Cardoso. A briga era tão intensa que, em um erro do líder do campeonato, os dois pilotos foram para fora da pista, mas retornaram sem perder posições.

Mais tarde, Cardoso se aproveitou de um pequeno problema com o câmbio do Renault Clio de José Vitte para lhe tomar a segunda posição e iniciar uma perseguição a Edson do Valle, que liderava com folga. O piloto do carro zero fez a melhor volta da corrida na 21ª passagem e reduziu a diferença, mas não o bastante para ameaçar a vitória do goiano, piloto da Pontão VL Racing, que comemorou muito ao cruzar a linha de chegada.  “Tive um fim de semana bem regular, sempre andando entre os quatro primeiros nos treinos, e o carro que a equipe preparou estava excelente. Estou muito feliz com essa vitória, ainda mais por ser em uma categoria competitiva como a Copa Renault Clio, com pilotos tão competentes e rápidos”, disse Valle.

Wagner Cardoso, protagonista da recuperação de dez posições durante a corrida, afirmou ter tido um final de semana difícil em Londrina. “Bati o carro no treino de sábado e a frente ficou toda torta. Saí do autódromo no sábado às 22 horas não acreditando que eu fosse largar no dia seguinte. Mas fiquei impressionado com o trabalho que a equipe fez”, lembrou. “A corrida foi bastante agitada, e dei uma escapada quando seguia o (José) Vitte. Depois comecei a chegar no Edson (do Valle), mas a corrida já era dele, porque ele vinha em um ritmo muito rápido e constante”, afirmou.

Vitte, com o terceiro lugar, manteve-se na liderança da disputa, agora com 78 pontos. “Foi um final de semana complicado, porque bati logo no primeiro treino e fomos obrigados a montar um carro reserva. Durante a corrida, logo depois do Safety Car, a terceira e quarta marchas do carro ficavam escapando, então eu tinha de guiar com uma mão no volante e outra segurando a alavanca do câmbio. Mas o importante foi ter somado pontos, o que acho vital para a manutenção da liderança do campeonato”, disse. A próxima etapa da Copa Renault Clio acontece em São Paulo, no dia 23 de agosto. Fotos:Fernanda Freixosa.