Dahruj/Guerra vencem pela primeira vez no Itaipava Trofeo Maserati

27 de julho de 2009

Piloto mais jovem do Itaipava Trofeo Maserati, com apenas 20 anos, Renan Guerra mostrou neste domingo (26) em Londrina (PR) que está mais do que pronto para brigar de igual para igual com o grupo de pilotos mais experientes. Ao volante do Maserati nº 37 no qual divide a pilotagem com Claudio Dahruj, Guerra saiu da terceira para a primeira posição já na primeira volta e foi abrindo distância na liderança até a parada obrigatória para a troca de pilotos. A seguir, Dahruj manteve o ritmo dominante imposto pelo parceiro e conquistou a primeira vitória da dupla na categoria. Com o resultado, a dupla ocupa o sexto lugar na tabela do campeonato, com 38 pontos.

Na segunda posição chegou o líder do campeonato, Cleber Faria, que ampliou ainda mais a sua diferença para o segundo colocado, Pedro Queirolo. Agora, Faria soma 63 pontos contra 50 do vice. Para alcançar este resultado, Cleber também contou com a sorte: Queirolo bateu nos treinos livres, teve que largar em último por trocar de carro e, na corrida, enfrentou problemas de dirigibilidade antes de abandonar a prova devido a uma pane de ordem elétrica. Em terceiro chegou André Posses, que viu recompensados seus esforços de se manter na pista.

O tempo, que permanecia encoberto, mas seco, “resolveu” piorar justamente no momento em que os carros se dirigiam para o grid de largada, obrigando vários pilotos a retornar aos boxes para a troca dos pneus slick pelos pneus de chuva. A garoa fina e persistente deixou o piso bastante escorregadio, dificultando muito o trabalho dos pilotos. O pole position André Posses teve problemas com o câmbio ainda na primeira volta e rapidamente caiu para a quarta posição. O episódio o deixou vulnerável aos ataques dos pilotos que vinham atrás, e assim ele foi ultrapassado por Renan Guerra, Cleber Faria e Samuel Neto.

Vice-líder do campeonato desde a chegada a Londrina, Pedro Queirolo, que devido ao acidente de sexta-feira largou na penúltima posição com um carro reserva, fazia uma corrida de recuperação. Na sexta volta o paulista da equipe Itaipava Racing já era o quarto colocado, quando os problemas de equilíbrio de seu Maserati começaram a se manifestar com maior intensidade e obrigaram o piloto a mudar de estratégia: “Resolvi apenas me manter na pista para tentar juntar o máximo de pontos possíveis”, explicou. “Fiz duas trocas de pneu para tentar melhorar a aderência e o equilíbrio do carro. Mas o motor apagou de vez a cinco minutos da bandeirada, e isso colocou fim à minha corrida”.

Mais à frente, na décima volta o líder Renan Guerra abria uma vantagem de 8,1 segundos sobre o segundo, Cleber Faria, mostrando que seu carro estava bem acertado e que conseguia manter a tranqüilidade apesar da pista escorregadia. Quando os boxes abriram para a parada obrigatória Queirolo foi um dos primeiros a entrar. Usando uma estratégia totalmente diferente Renan Guerra e Cleber faria optaram por permanecer na pista o máximo possível.  No momento da parada, Renan já tinha conseguido uma distância de quase trinta segundos para o segundo colocado Cleber Faria.

De volta à pista, Dahruj manteve o primeiro posto, seguido por André Posses. Mas este último logo foi superado por Cleber Faria, que via nos problemas de Queirolo a oportunidade de conquistar muitos pontos e se distanciar na pontuação: “Estava tudo ruim: pista ruim, pneus se acabando… então resolvi ficar o máximo possível na pista antes da parada de box. Com isso em mente consegui, primeiro, me segurar em posições intermediárias e, depois, me garantir na segunda posição. Mas ainda tomei um grande susto no finalzinho do Esse, onde quase rodei. O carro escorregava muito. Depois houve a entrada do safety car, que juntou todo mundo na pista, e eu pensei que o André ia me passar. Mas deu para segurá-lo nas últimas voltas”, comemorou Faria. A próxima etapa do Itaipava Trofeo Maserati está marcada para o dia 23 de agosto, em Interlagos. Fotos:Fernanda Freixosa.