Vitória de Adriano Buzaid em Spa-Francorchamps é destacada na Inglaterra

5 de agosto de 2009

A semana que passou foi uma das mais efervescentes da temporada da Fórmula 1. Mesmo assim, a revista inglesa Autosport, uma das mais respeitadas do automobilismo internacional, não deixou passar em branco a primeira vitória do brasileiro Adriano Buzaid na Fórmula 3 Inglesa, conquistada no dia 25 de julho, no tradicional circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica. A edição publicada há uma semana traz uma série de elogios ao piloto e destaca o fato dele ter se tornado o 29º representante do Brasil a vencer na Fórmula 3 Inglesa.

“Adriano Buzaid se juntou aos lendários compatriotas Fittipaldi, Piquet e Senna como um vencedor na Fórmula 3 Inglesa ao surgir no topo de uma corrida atrativa em Spa-Francorchamps”, escreveu o jornalista Ben Anderson. “Até o fim de semana passado, a terra do samba havia produzido 28 pilotos vencedores (na categoria)”. A lista citada pela Autosport (confira abaixo) é bastante seleta: 25 integrantes dela já guiaram um carro de Fórmula 1 pelo menos uma vez na vida. É o equivalente a 89% dos nomes.

A revista ainda afirma que Adriano Buzaid teve uma “performance inigualável” em Spa-Francorchamps. Com o resultado, ele quebrou um jejum de vitórias brasileiras na categoria que vinha desde 2006, com a última conquista de Bruno Senna. Os pontos colocaram o piloto da equipe T-Sport na quarta posição no campeonato nesta temporada de estreia na Fórmula 3 Inglesa. O campeonato prossegue no próximo dia 16 de agosto, com a antepenúltima rodada dupla do ano, em Silverstone, na Inglaterra.

A lista dos brasileiros que venceram na F-3 Inglesa:

Emerson Fittipaldi
Wilson Fittipaldi Jr.
José Carlos Pace
Alex Dias Ribeiro
Ingo Hoffmann
Nelson Piquet
Chico Serra
Raul Boesel
Roberto Moreno
Ayrton Senna
Maurício Gugelmin
Maurizio Sala
Christian Fittipaldi
Rubens Barrichello
Gil de Ferran
Oswaldo Negri Jr.
Ricardo Rosset
Gualter Salles
Helio Castroneves
Cristiano da Matta
Enrique Bernoldi
Mario Haberfeld
Luciano Burti
Antonio Pizzonia
Nelsinho Piquet
Danilo Dirani
Lucas di Grassi
Bruno Senna
Adriano Buzaid