Treinos abrem o GP Bahia Stock Car em Salvador nesta sexta-feira

6 de agosto de 2009

A sexta-feira será histórica para a Stock Car. Assim que os motores forem ligados para o primeiro treino extra, marcado para as 10h20, na pista montada no Centro Administrativo da Bahia CAB, a principal categoria do automobilismo nacional realizará mais um sonho, fazendo sua primeira corrida em circuito de rua em 30 anos. A sessão abrirá a programação oficial da etapa, marcada para o domingo, a partir das 11h, com transmissão ao vivo pela Rede Globo de Televisão, dentro do Esporte Espetacular. A programação ainda prevê a disputa da quinta corrida da Stock Jr, divisão de formação da Stock Car.

Nesta quinta-feira houve a tradicional carreata da categoria, com a participação dos pilotos Ricardo Maurício, da Eurofarma RC (Chevrolet), Paulo Salustiano, da Vogel Motorsport (Chevrolet), Daniel Serra, da Red Bull Racing (Peugeot), e o baiano Diego Freitas. A concentração foi no Farol da Barra e, de lá, os pilotos seguiram por um trajeto de aproximadamente 5 km, que passa pela Avenida Oceânica, Casa de Iemanjá (Rua da Paciência) até chegar à Igreja de Santana do Rio Vermelho, na praia do Rio Vermelho, em frente ao Ponto de Acarajé da Cira, onde terminou a carreata.

Por ser a primeira participação da maioria dos pilotos em um circuito de rua, os treinos serão de vital importância. Afinal, é nele que os participantes poderão conhecer os detalhes do traçado de 2800 metros, com poucas opções de ultrapassagem. Para o piloto Átila Abreu, da AMG Motorsport (Peugeot), a atenção será fundamental. Com experiência em provas de rua, ele ressalta que os participantes não podem errar. “Em caso de desatenção, o consolo é o muro”, diz. Para amanhã, ele quer conhecer cada detalhe da pista montada no CAB. “A tomada de tempos será ainda mais importante, pois as ultrapassagens serão difíceis”, afirmou.

Em uma temporada que tem sido marcada pela variação no pódio, com cinco vencedores diferentes em cinco corridas realizadas, ficou claro que tudo pode acontecer. Agregue-se a isso o fato de ser a primeira experiência em rua para a maioria e um traçado desconhecido para todos. De qualquer forma, são ingredientes que tornarão ainda mais emocionante da disputa do dia 9. Foto:Duda Bairros.