Londrina abre segunda fase da temporada de 2009 da F-Truck

10 de agosto de 2009

Depois da etapa mais concorrida da temporada em Interlagos, a F-Truck volta à Londrina, tradicional praça que recebe a categoria de caminhões desde o princípio de sua existência. O Autódromo Internacional de Londrina Ayrton Senna já mostrou a F-Truck por 11 vezes como etapa do Brasileiro.

Como largada para a segunda fase da temporada, a etapa de Londrina é de grande importância para os candidatos ao título deste ano. A disputa é grande apesar da supremacia dos caminhões Volkswagen da RM Competições neste ano, com a liderança do certame desde o início do campeonato aberto no dia 8 de março em Guaporé, RS. Com duas vitórias no ano o paulista Felipe Giaffone liderou até a terceira etapa em Caruaru, passando o bastão para seu companheiro de equipe, também paulista Valmir Benavides que venceu a quarta etapa em Goiânia. Subindo ao pódio nas cinco provas realizadas até agora, Hisgué como é conhecido Benavides, lidera o campeonato com 108 pontos com a vantagem de 30 de seu companheiro Felipe Giaffone, mas garante que é muito cedo em pensar em campeonato. “Vou fazer a prova de Londrina como outra qualquer. É muito cedo para pensar em administrar o campeonato”, afirma o líder Benavides citando a grande evolução dos concorrentes do início da temporada para cá. “Também não estamos pensando em jogo de equipe em relação ao Felipe (Giaffone, vice lider). É uma decisão da equipe para que não exista esse tipo de jogo na pista”, avisa o líder.

A liderança do campeonato dividida entre os dois pilotos que correm com Volkswagen não mostra uma total supremacia na temporada de 2009. Na verdade, a marca venceu três das provas realizadas até agora. Em Fortaleza, segunda etapa, o primeiro degrau do pódio foi ocupado pelo piloto de Brasília Geraldo Piquet com o Mercedes da ABF Competições e na última etapa quem estourou champanhe no lugar mais alto foi o paulista Roberval Andrade com o Scania da RVR Motorsport.

Aliás, são os Mercedes e os Scania que mais devem fazer Benavides e Giaffone perderem o sono. No ano passado em Londrina deu Mercedes com o paranaense Wellington Cirino que saiu dessa vitória rumo ao seu tetra campeonato. Cirino é quinto no campeonato com 64 pontos. Já no caso de Roberval Andrade, os bastidores da F-Truck comentam o “temporal” conseguido recentemente em treinos no circuito de Londrina. “É a pista que usamos para treinar, onde temos uma boa referência. Queremos aproveitar esse handicap para classificar bem. Em Londrina, largar na frente pode fazer toda a diferença. Eu diria que estamos bem, com muita expectativa e uma energia muito boa. Mas como em qualquer prova o número de favoritos é grande” analisa o piloto campeão em 2002, que divide a terceira posição no campeonato com Geraldo Piquet, com 69 pontos.

PROGRAMAÇÃO

A programação será aberta na tarde de sexta-feira (dia 14) com dois treinos livres, às 12h00 e às 15h00 com a duração de 1 hora cada. No sábado (dia 15) as sessões livres serão às 9h00 e às 11h00. A tomada de tempo para o grid de largada será às 14h00, com a Super Classificação prevista para as 15h30. No sábado haverá também o programa social com o Truck Kids, onde crianças de escolas de regiões mais carentes recebem a atenção de pilotos e organizadores da F-Truck, com direito a lanches e passeios nos mini Truck, caminhõezinhos construídos em escala que podem ser guiados por crianças de cinco a 13 anos.

No domingo, o warm-up será às 9h00 e a largada às 13h00. Logo após o warm-up, a F-Truck apresenta sua programação com Desfile de Pilotos em cima de seus caminhões, o Truck Test com voltas nas pistas com convidados e show de acrobacias de moto com Jefão Martins. O novo show de manobras radicais com os Pace Truck agora protagonizados pelos filhos do Aurélio, Danielle, Gabrielle e Juninho está marcado para as 12h00. A abertura ao vivo pela Band TV será as 12h55. Fotos: Orlei Silva.