Roberval Andrade traça estratégias para etapa de Londrina

11 de agosto de 2009

O caminho para o sucesso na sexta etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck passa pela adoção de duas estratégias distintas de competição. É este o entendimento do paulista Roberval Andrade, piloto da RVR Motorsport, que manifesta expectativas positivas para a corrida deste domingo (16) no Autódromo Internacional Ayrton Senna, na cidade paranaense de Londrina. As características do circuito justificam a estratégia de Andrade.

“Nós vamos trabalhar com dois acertos bem distintos para esta etapa”, diz o piloto, que em julho venceu de ponta a ponta a etapa de Interlagos. “Esta é uma pista um pouco travada, onde largar na frente faz toda a diferença. Vamos para lá com um acerto para a classificação, para tentar outra pole, e outro diferente para a corrida, mais conservador”, antecipa Andrade, que largou em primeiro nas duas últimas etapas da Truck, em Goiânia e Interlagos.

Andrade sente-se confortável para a adoção de estratégias distintas. “Nós temos bons acertos do caminhão para Londrina, é a pista onde fazemos nossos treinos. Estamos em um bom momento no campeonato e o trabalho é para manter a boa fase”, acrescenta o piloto, que tem no caminhão número 15 as logomarcas de Knorr-Bremse, Banco Pan-Americano, BorgWarner, Scania, Rodafuso, Guerra, Frum, Companhia Athletica, Tanesfil e Niju.

Em terceiro na classificação do campeonato, com 69 pontos, Roberval Andrade, que pilota um Scania com motor de 12 litros, admite que o favoritismo na pista londrinense é dos caminhões com motores de nove litros, característica dos Volkswagen e Ford. “Os caminhões pequenos chegam a ser meio segundo mais rápidos em alguns trechos do circuito. Vamos tentar descontar essa desvantagem nas retas e no Curvão ao final da reta oposta”, diz.

Os treinos livres para a sexta etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck terão início na sexta-feira (14). A corrida de domingo terá largada às 13h. Foto:Orlei Silva.