Adriano Buzaid ganha inovações aerodinâmicas para rodada dupla de Silverstone

12 de agosto de 2009

A primeira vitória de Adriano Buzaid na Fórmula 3 Inglesa, conquistada há pouco mais de quinze dias, em Spa-Francorchamps, na Bélgica, é uma lembrança recente na memória dos integrantes da equipe dele, a T-Sport. Realização que funciona como a mais poderosa das motivações para a sequência da temporada 2009. O time não parou de trabalhar: traz inovações aerodinâmicas para a rodada dupla deste fim de semana, com as etapas de número 15 e 16, ambas previstas para domingo (16), em Silverstone, na Inglaterra.

“Nesta semana, nós fizemos testes aerodinâmicos em Pembrey, no País de Gales. Foi muito bom porque estávamos sozinhos, conseguimos experimentar tudo o que queríamos sem que ninguém pudesse ver e os resultados foram ótimos: vamos estrear uma nova asa dianteira”, conta o piloto brasileiro. “O que me deixa mais feliz é ver que a equipe segue buscando evolução mesmo depois de um resultado positivo. Se nossa situação já era boa, a expectativa é ainda maior com as inovações, que devem fazer uma grande diferença”, analisa.

Além das melhorias na parte aerodinâmica, o carro dele terá também algumas pequenas alterações de motor, mostrando o comprometimento da Volkswagen. “Os últimos resultados ajudaram a trazer o foco da Volkswagen de volta para a Fórmula 3 Inglesa. A verba que eles usam aqui é a mesma da Fórmula 3 Européia, onde não estão muito bem, então o fato de estarmos vencendo pode pesar favoravelmente”, revela Adriano Buzaid, segundo melhor piloto da Volkswagen no campeonato, em 4º. O melhor é Daniel Ricciardo, que lidera.

O autódromo que receberá as próximas etapas do campeonato é um velho conhecido de Adriano Buzaid. Mas faz um tempo que ele não corre no traçado escolhido para o fim de semana. “Aqui, tem um circuito mais longo, que é o da F-1, um curto e um intermediário. Vamos andar neste intermediário. Acho que a última vez que corri nele foi em 2006, de Fórmula Ford Inglesa”, destaca o piloto de 21 anos de idade, estreante na Fórmula 3 Inglesa. Do autódromo em si ele tem ótimas recordações.

Foi lá que conquistou seu primeiro pódio na categoria, logo na terceira corrida, fazendo da estreia dele a melhor de um brasileiro desde Nelsinho Piquet. No total, Adriano Buzaid soma quatro pódio em 2009: dois terceiros lugares (Silverstone e Rockingham), um segundo (Donington Park) e uma vitória (Spa-Francorchamps). A primeira das duas corridas deste domingo está marcada para 07h55 no horário brasileiro. A segunda tem largada prevista para 12h20. Ambas com meia hora de duração. Fotos:Jackob Ebray/Divulgação.