F-Truck: Geraldo Piquet espera repetir bom desempenho de 2008 em Londrina

12 de agosto de 2009

A segunda metade da temporada 2009 da Fórmula Truck começa no próximo final de semana (14 a 16/8), quando a sexta etapa do campeonato será disputada no Autódromo Internacional de Londrina, no Paraná. Para o piloto brasiliense Geraldo Piquet, o circuito traz a lembrança de uma das suas melhores corridas na categoria – em 2008, quando depois de ter problemas na tomada de tempos, o piloto da ABF Competições teve de largar na 24ª posição; e completou a prova em quinto lugar. “No ano passado eu tive um caminhão muito rápido em Londrina e pude fazer uma grande prova. Espero que esse bom rendimento se repita esse ano para os Mercedes-Benz e, dessa forma, eu possa estar no pódio novamente”, comenta Geraldo Piquet, terceiro colocado na classificação deste ano – o melhor entre os pilotos que utilizam os modelos Axor 2044 da Mercedes-Benz.
O Autódromo Internacional Ayrton Senna, na cidade de Londrina, foi inaugurado em 1992 e recebe a Fórmula Truck desde o primeiro ano de existência da categoria – em 1995. Com 3.145 metros de extensão, o circuito é marcado pelas duas retas longas interligadas por curvas de vários tipos. “O traçado em Londrina é muito interessante de se pilotar. Bem completo, com curvas lentas, rápidas, em descida e etc. Mas também é uma pista onde ultrapassar pode ser difícil durante a corrida”, destaca Geraldo Piquet. “Conseguir uma boa posição de largada tem sido fundamental para marcar bons pontos neste ano na Truck; e em Londrina, com a dificuldade de ultrapassar, o treino de sábado ganha ainda mais importância”, avalia.

O treino que define a ordem de largada da Fórmula Truck é dividido em duas fases. Na primeira, todos os pilotos entram na pista – em ordem definida por sorteio – com direito a apenas uma volta rápida. Depois disso, os oito melhores voltam para a chamada Super Classificação, quando têm mais uma volta para marcarem seus melhores tempos e, então, definir quem larga na pole-position. A programação da Fórmula Truck no Paraná começa na próxima sexta-feira (14) com duas sessões de treinos livres. No sábado, mais dois ensaios antes da tomada de tempos prevista para as 14h. Já a corrida válida pela sexta etapa tem largada marcada para as 13h do domingo, dia 16. Na classificação campeonato, Valmir Benavides é o líder com 108 pontos. Felipe Giaffone ocupa a segunda colocação com 78 e Geraldo Piquet é o terceiro – empatado com Roberval Andrade – com 69 pontos. Foto: Orlçei Silva/Divulgação.