Valdeno tem novo desafio em Nürburgring na sexta etapa do Porsche Carrera Cup

13 de agosto de 2009

A maratona de competições que marca o mês de agosto para Valdeno Brito terá sequência neste domingo (16). O piloto brasileiro voltará defender a Konrad Motorsport na sexta etapa do Porsche Carrera Cup, desta vez na pista de Nürburgring. Brito desembarcou na Alemanha nesta quinta-feira (13) ciente das dificuldades com que terá de lidar durante a programação da etapa. É sua quinta participação na competição europeia.

“Mais uma vez, vou ter só um treino livre de 45 minutos para aprender o traçado e buscar um bom acerto para o carro antes da tomada de tempos classificatória”, comenta o piloto. “É sempre uma situação desfavorável, porque moro no Brasil e fazer treinos preparatórios aqui, para mim, é inviável. Quase todos os pilotos da categoria treinam bastante antes da programação de cada etapa, eles conhecem bem as pistas”, expõe.

Sexto colocado na classificação do Porsche Carrera Cup, apesar de não ter disputado a primeira etapa, Brito procura capitalizar aspectos positivos. “O fato de competir em mais uma pista que não conheço, se por um lado me deixa em desvantagem, por outro me dá a oportunidade de intensificar o meu aprendizado, e esse tem sido um ano muito interessante para mim no que diz respeito a aprendizado, a novas experiências”.

Valdeno Brito concilia a categoria europeia com a brasileira Stock Car V8, em que garantiu, com antecipação de duas etapas, uma das 10 vagas para a Superfinal. Seu trabalho na Konrad o tem posto em evidência. “Fui sondado por equipes grandes para 2010, é um reconhecimento ao trabalho feito, mesmo com todas as dificuldades que enfrento para correr lá. Mas, na minha carreira, as coisas nunca foram fáceis. Os desafios me atraem”, diz.

Os treinos livres para a etapa do Porsche Carrera Cup em Nürburgring terão início nesta sexta-feira (14). A corrida, no domingo, terá largada às 6h30, horário de Brasília. Brito permanecerá na Europa após a prova, já que fará no domingo seguinte sua estreia no Porsche Carrera Supercup. Esta corrida será realizada no pista espanhola de Valencia, integrando a programação preliminar do GP da Europa de Fórmula 1. Foto: Jorge Sá/JV Photo Racing.

Cumpridas cinco das nove etapas previstas no calendário de 2009, a classificação do Porsche Carrera Cup é a seguinte:
01 Jan Seyffarth (ALE/tolimit-Seyffarth Motorsport), 88
02 Thomas Jäger (ALE/MS Racing), 84
03 Jeroen Bleekemolen (HOL/Araxa Racing), 73
04 Nicki Thiim (DIN/Hermes Attempto Racing), 60
05 Robert Renauer (ALE/Farnbacher Racing), 53
06 Valdeno Brito (BRA/Konrad Motorsport), 41
07 Sebastian Asch (ALE/Schnabl Engineering), 40
08 Jiri Janak (CZE/Hermes Attempto Racing), 32
09 Jimmy Johansson (Attempto Racing), 29
10 Hannes Plesse (ALE/Schnabl Engineering), 29
11 David Sigacev (RUS/tolimit-Seyffarth Motorsport), 22
12 Robert Lukas (POL/Schnabl Engineering), 22
13 Niclas Kentenich (ALE/tolimit-Seyffarth Motorsport), 19
14 Philipp Wlazik (ALE/Hermes Attempto Racing), 16
15 Patrick Hirsch (ALE/Konrad Motorsport), 14
16 Florian Stoll (ALE/MS Racing), 14
17 Christian Engelhart (ALE/MRS Team), 13
18 Florian Scholz (ALE/MS Racing), 13