Fórmula Truck: Fogaça animado para largar bem em Londrina

14 de agosto de 2009

O treino de classificação deste sábado (15) para a prova de Fórmula Truck em Londrina (PR), definirá o resultado do tira-teima entre os caminhões de 9 litros e os de 12 litros . A pista do norte paranaense é considerada mais adequada aos caminhões leves, mas o mais rápido na sexta-feira foi o pesado Scania de Roberval Andrade, vencedor da última corrida disputada, em São Paulo (SP).

“Estou bastante animado para a classificação. Hoje pegamos a pista suja no momento em que poderíamos virar mais de um segundo mais rápido. Nosso Ford Cargo está bem equilibrado e acho que vamos aparecer bem”, acredita Djalma Fogaça (Ford Racing Truck), piloto oficial da Ford. A tomada de tempo será às 13h45. A corrida no domingo tem largada as 13 horas, com transmissão ao vivo da TV Bandeirantes.

No primeiro treino livre Djalma Fogaça foi o nono mais rápido, desenvolvendo a eletrônica Digipulse do motor Cummins e fazendo alguns ajustes na suspensão. Na segunda sessão, mesmo ficando novamente entre os dez melhores, a performance dos pilotos foi prejudicada pelo excesso de óleo no asfalto – em virtude do motor quebrado de um competidor – e da excessiva interrupção da prática por bandeiras vermelhas. “Tenho equipamento para ser o mais rápido entre os caminhões leves. Amanhã vou experimentar outra relação de diferencial, pois o desenvolvimento levou à outras características no motor. Por isto estou bem animado”, comentou o ‘Caipira Voador”.

Urubatan Helou Júnior passou os treinos se ambientando com o circuito, onde não tem muita experiência. Além disto, nos momentos em que entrava na pista, sempre tinha que retornar aos boxes por causa de interrupções. “Estou animado para sábado. Aqui em Londrina o que manda é o equilíbrio, e nosso Ford Cargo tem uma excelente estabilidade e ótima frenagem. Ainda teremos mais dois treininhos antes da classificação, e amanhã é o dia”, avisa o outro piloto da Ford Racing Trucks. Fotos:Orlei Silva.