Sérgio e Dudu Rebouças começam a temporada 2009 com pódio

17 de agosto de 2009

Depois de um longo recesso, a Mitsubishi Cup Nordeste abriu sua temporada 2009 com um grid de 30 carros, e muitas expectativas na capital baiana, Salvador.

No sábado, dia 15 de agosto, Salvador, BA, recebeu pela primeira vez uma etapa da Mitsubishi Cup, o rally cross country monomarca mais importante do Brasil em sua versão Nordeste. E se dia de rali é sempre de muitas expectativas e reencontros, a abertura da temporada não foi diferente. As expectativas eram muitas, afinal foram nove meses de recesso entre a final do ano passado e a largada deste final de semana. Todos estavam ansiosos para ver como seria a disputa entre os melhores pilotos e navegadores de rally cross country  do nordeste e as novas regras da competição para a nova temporada.

Com um grid de 30 carros, a prova foi realizada em Camaçari, BA, região cercada por coqueiros e que oferecia uma pista com as características perfeitas para um prova rápida e seletiva. Porém, para a dupla cearense Sérgio Rebouças e Dudu Rebouças, o dia não rendeu tudo que eles previam.

“O rali desse fim de semana nos mostrou o quanto estávamos enferrujados. Essa pausa entre a Cup 2008 e a 2009 é longa, acrescente a isso as mudanças de regras, que também exigiram que nos ajustássemos a um tipo de reação diferente dos nossos carros. Acho que para os pilotos cearenses faltou mais treino e um melhor ajuste às regras, mesmo assim marcamos presença no pódio e mostramos que estamos no páreo”, explica Sérgio.

Pela nova regra, os carros receberam ajustes que tem como objetivo os deixarem ainda mais iguais na pista, e isso se deve ao uso mais limitado da central eletrônica exigida para a configuração do carro, que deve conter exclusivamente um único software, o RS2009, que controla a configuração de bomba e turbo.

A vitória da etapa foi alagoana, com a dupla Gustavo Xavier e José Luiz Coutinho, que conquistou as três voltas disputadas e garantiu o primeiro lugar na categoria L200RS, a mesma de Sérgio e Dudu, que conquistaram a quarta colocação e sabem, vencer aqui não será tarefa fácil, porém com determinação e talento, esse jogo ainda pode mudar,”Foi uma bela vitória dos alagoanos, mas esta é apenas a etapa de abertura do campeonato, e sabemos que nossas chances de vencer são reais. Os cearenses tem talento e competência para buscar um melhor resultado na  próxima etapa da Cup, da nossa parte vamos nos empenhar em treinos e acertos, para buscar o objetivo definido: vencer”, afirma com determinação o navegador Eduardo, o Dudu.

A Mitsubishi Cup Nordeste é composta por apenas duas categorias, a TR4R e a L200RS, a próxima etapa da competição acontecerá em João Pessoa, Paraíba, no dia 19 de setembro

Confira a classificação da etapa:
Categoria L200RS
1 Gustavo Xavier e José Coutinho de Freitas (Maceió/AL) – 45 pontos
2 Alberto S. Castro e Vinicius R. Castro (Lauro de Freitas/BA) – 42 pontos
3 Mano Rola e Silvio Deusdara (Fortaleza/CE) – 39 pontos
4 Sergio Rebouças e Eduardo Rebouças (Juazeiro do Norte/CE) – 35 pontos
5 Cleber Rodrigues Rosa e Sergio Perez Bessa (Fortaleza/CE) – 33 pontos
Fotos: Haroldo Nogueira/ HL Stúdio