F-3 Inglesa: Gabriel Dias recebe prêmio por desempenho na pista

18 de agosto de 2009

Pela primeira vez na temporada, um piloto da National Class é eleito com o título “Driver of the Weekend”.

Gabriel Dias teve um final de semana perfeito em Silverstone, pela oitava rodada dupla do Campeonato Inglês de Fórmula 3. O curitibano, que disputa o título da divisão de base da categoria, a National Class, venceu as duas corridas disputadas no tradicional traçado inglês, além de ter feito as pole positions e as voltas mais rápidas. Os resultados permitiram a Gabriel aproximar-se um pouco mais do líder, o inglês Daniel McKenzie.

O desempenho de Dias, no entanto, lhe rendeu o prêmio de melhor piloto do final de semana, o “Driver of the Weekend”, instituído nesta temporada da Fórmula 3 Inglesa e que premia o competidor que mais se destaca durante o evento. E Gabriel foi o primeiro piloto da National Class a recebê-lo. “Eu nem esperava. Na verdade eu nem sabia que eles consideravam nossa divisão. Fiquei surpreso e feliz, principalmente por ter sido um final de semana em que tudo deu certo”, disse o representante da T-Sport.

Os resultados de Gabriel em Silverstone o colocaram com 226 pontos no campeonato, contra 279 de McKenzie. “Tivemos algumas etapas difíceis. Problemas técnicos, alguns azares, acidentes que me impediram de completar algumas corridas e conquistar mais resultados positivos. Esse prêmio foi muito bacana porque representa o reconhecimento de um trabalho duro e de todo o empenho da nossa equipe”, disse o curitibano, dono de 11 pole positions e seis vitórias na temporada 2009.

A próxima etapa da Fórmula 3 Inglesa acontece no dia 13 de setembro no circuito do Algarve, em Portimão, Portugal. “Meu objetivo é continuar andando forte, mostrar velocidade e ganhar o máximo de corridas possível até o final do ano, para mostrar que temos potencial para andar na frente”, afirmou.

Confira os melhores na disputa pelo título da National Class:

1. Daniel McKenzie (GBR) – 279 pontos
2. Gabriel Dias (BRA) – 226
3. Victor Correa (BRA) – 154
4. Max Snegirev (RUS) – 92
5. Aaron Steele (GBR) – 22

A Fórmula 3 Britânica é dividida em duas classes – que correm juntas – em virtude da diferença de equipamento: na National Class os carros são de fabricação anterior aos chassis atuais e possuem menor potência e menor pressão aerodinâmica, servindo como porta de entrada a jovens pilotos no campeonato. Já na International Class os pilotos competem com equipamento de fabricação atual. Fotos:James Bearne.