FIA divulga novas regras da Fórmula Um para 2010

19 de agosto de 2009

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) divulgou, nesta quarta-feira (19), os regulamentos  técnico e esportivo para a temporada de Fórmula Um para 2010.

A classificação foi um dos itens modificados, já que para a próxima temporada o grid será formado por 26 carros. Ela continua com as três fases (Q1, Q2, e Q3), sendo que a Q1 vai eliminar oito pilotos, ao contrário dos cinco de hoje. A Q2 indicará  os 10 mais rápidos que vão disputar a última a Q3 para definir a pole. A mudança mais significativa será a proibição do reabastecimento, sendo que a classificação pode ser disputada com o combustível que a equipe desejar.

A principal mudança é que, como o reabastecimento durante as provas será proibido, a classificação poderá ser realizada com nível livre de combustível, ou seja, com baixas quantidades.

O uso do KERS será permitido e não banido, como se esperava.  O peso dos carros terá de obedecer ao mínimo de 620 kg. Também permanecem a mesma pontuação e o uso dos cobertores de pneus, cuja previsão seria por não usá-los e modificar o sistema de pontos. Assim será campeão quem somar mais pontos na temporada. Foto: Braun GP/Divulgação.