Sob forte chuva, André Posses vence na Maserati

23 de agosto de 2009

A forte chuva que castigou o Autódromo de Interlagos no começo da tarde deste domingo (23) foi um dos ingredientes que ajudou a tornar a sexta etapa do Itaipava Trofeo Maserati uma prova repleta de variações em seus 50 minutos de duração. A dificuldade oferecida pelo piso escorregadio acabou coroando a vitória de André Posses, a segunda do piloto na temporada – e ambas registradas no circuito paulistano. O piloto paulista largou em quinto e consolidou a conquista logo após o pit stop obrigatório, quando conseguiu manter-se livre dos ataques da concorrência.

A chuva obrigou os carros a largar com o safety car na pista. Logo na quarta volta, o líder do torneio, Cleber Faria, rodou e caiu para a última posição.Faria não se resignou e iniciou um trabalho de recuperação, e ainda conseguiu terminar a prova em nono lugar. A reação, no entanto, foi suficiente para que Faria mantivesse a dianteira da tabela, com 67 pontos.

Enquanto isso, o líder da prova Renan Guerra andava forte e dominava o cenário fazendo voltar bem mais rápidas que seus adversários que brigavam pelas primeiras colocações. Mais atrás, Henrique Assunção se defendia de Marcelo Skaf (parceiro de Edu Guedes), que decidiu brigar firme pelo terceiro lugar. Na oitava volta, Skaf conseguiu a ultrapassagem, na descida do Esse do Senna. Duas voltas depois, Pedro Queirolo perdeu a segunda colocação para Skaf, que na seqüência também foi ultrapassado por André Posses e caiu para o quarto posto.

Mas a vitória de Posses começou a ser desenhada somente após a parada obrigatória. Na 14ª volta, Posses ultrapassou Cláudio Dahruj (parceiro do até então líder Renan Guerra), que tinha acabado de assumir a condução do Maserati 37. “Foi a minha primeira vez pilotando na chuva. Tentei melhorar, mas admito que faltou um pouco de ‘mão’. Não tive oportunidade de treinar antes com o tempo nessas condições”, resumiu Dahruj. Apesar de ter perdido o primeiro lugar durante seu turno de pilotagem, Dahruj recebeu muitos elogios do parceiro. “Para quem nunca tinha andado na chuva, o Dahruj fez uma excelente prova. Acho que a segunda colocação está de bom tamanho”, afirmou Guerra.

Com Posses na liderança e Dahruj se segurando como podia no segundo lugar, as principais brigas aconteceram na definição dos demais lugares do pódio. Willian Freire resistiu à pressão imposta por Pedro Queirolo e fechou a prova no terceiro posto. Eduardo Guedes completou a prova na quinta colocação, e fechou a formação dos cinco primeiros que compõem o pódio. “Foi uma prova muito difícil e bastante afetada pela chuva. Na largada, eu mal enxergava a lanterna do carro do Cleber (Faria), que estava na minha frente”, disse Marçal Mello, parceiro de Freire, outro estreante em pistas molhadas.

Briga pelo título – A vitória de Posses – apenas Pedro Queirolo também soma duas vitórias nessa temporada – muda a configuração do campeonato e acirra a briga pelo título. Cleber Faria continua na ponta, com 67 pontos, mas agora é seguido bem de perto pelo vencedor da etapa de hoje, que chega a 64. Pedro Queirolo conta 60 pontos, contra 52 da dupla Dahruj/Guerra. “Eu sempre procuro ir pra cima, independentemente da minha classificação no grid ou na competição. E acho que isso me ajudou hoje”, disse o vencedor. “Se eu largasse na última colocação, minha mentalidade seria a mesma”, completou o novo vice-líder do torneio.

O Itaipava Trofeo Maserati encerrou neste domingo a programação do Itaipava GT Brasil, evento que contou ainda com provas do Itaipava GT3 Brasil e da Copa Renault Clio. A próxima etapa da competição acontecerá no dia 27 de setembro, no Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Fotos:Fernanda Freixosa/Divulgação.