Lu Boelsel vence na prova de sábado da F-3 Sul-Americana

29 de agosto de 2009

Sobrinho do ex-piloto de Fórmula 1 e Fórmula Indy Raul Boesel, Lu Boesel (Dragão Motorsport) venceu neste sábado (29) de forma bem apertada a sétima etapa do Campeonato Sul-americano de Fórmula 3, disputada em Santa Cruz do Sul (RS). Ele cruzou a linha de chegada apenas 88 milésimos de segundo a frente do paranaense Cláudio Cantelli (Bassan Motorsport). O carioca Henrique Lambert (Titans Group/Oi FM) completou o pódio. “Estou bem feliz. Afinal, na minha terceira corrida, a etapa mais disputada do ano, já subi no pódio. Superei o meu objetivo pra hoje. Amanhã quero repetir a dose”, comemorou Lambert, que estreou no certame continental apenas na rodada anterior.

Líder do campeonato, o paulista Leonardo Cordeiro (Cesário Fórmula) teve problemas ainda na primeira volta e não pontuou. Mesmo assim ele permanece em primeiro, com 52 pontos, seguido de Cláudio Cantelli, que soma 40. A oitava prova será realizada a partir das 14 horas deste domingo (30).

Lu Boesel e Claudio Cantelli largaram bem a mantiveram as duas primeiras posições. Henrique Lambert ganhou uma posição antes da primeira curva, subindo para o quinto lugar. Ao mesmo tempo em que abria vantagem para o segundo pelotão, o piloto da Razia Sports se manteve na cola dos líderes. Na quinta volta o goiano Igor Veras (Propcar Racing) rodou e o paulista Nilton Molina (Propcar Racing), que vinha atrás, tentou evitar a batida e acabou se atrapalhando na pista. “Eu aproveitei esse vacilo, ultrapassei os dois e assumi a terceira posição”, afirmou Lambert.

Na seqüência da prova, o piloto carioca fez uma corrida sem muitos riscos, se preocupando em poupar seu carro para a segunda prova do fim de semana. “Eu vim bem tranqüilo. O carro estava sobrando, dava para andar junto com os primeiros. Mas como não tinha condições de vencer, decide guardar o carro para a corrida de domingo e assegurar meu primeiro pódio na Fórmula 3” , explicou o atual campeão da Fórmula São Paulo. Mesmo assim ele continuou abrindo vantagem sobre os adversários que vinham atrás e se manteve bem próximo dos líderes.

Para a corrida complementar da quarta rodada dupla da competição, neste domingo, Lambert está visando mais uma vez figurar entre os três mais bem colocados da prova. “Estou animado para amanhã. Mesmo largando pelo lado sujo da pista, quero partir pra cima”, afirmou o titular do Titans Group/Oi FM, que larga na segunda fila. A pole position é de Cláudio Cantelli.

Confira a classificação do Campeonato Sul-americano de Fórmula 3 após sete etapas:
1 Leonardo Cordeiro (Cesário Fórmula), 51 pontos;
2 Cláudio Cantelli (Bassan Motorsport), 40;
3 Lucas Foresti (Cesário Fórmula), 33;
4 Yann Cunha (Razia Sports), 28;
5 Leonardo de Souza (Kemba Racing), 27;
6 Fernando Galera (Bassan Motorsport), 23;
7 Nilton Molina (PropCar Racing), 22;
8 Lu Boesel (Dragão Motorsport), 21;
9 Igor Veras (PropCar Racing), 13;
10 Henrique Lambert (Razia Sports), 10;
11 Henrique Martins (Cesário Junior), 2;
12 Lucílio Baumer (Baumer Racing), 2;
13 Raphael Abbate (Cesário Junior), 1 ponto.