Valdeno encerra maratona europeia com sétima posição em Spa-Francorchamps

30 de agosto de 2009

Com dificuldades na pilotagem do carro na fase inicial da corrida deste domingo (30), Valdeno Brito ficou em sétimo lugar na décima etapa do Porsche Supercup, na preliminar do GP da Bélgica de Fórmula 1. O brasileiro da Konrad Motorsport fez no circuito de Spa-Francorchamps sua primeira corrida na série europeia. Em sua estreia, uma semana antes nas ruas da espanhola Valencia, abandonou poucos metros após a largada.

“O meu engenheiro fez uma aposta errada com relação à pressão dos pneus e isso deixou o carro praticamente inguiável nas quatro primeiras voltas”, contou Brito. “Quando o carro acordou, já era um pouco tarde para recuperar o tempo perdido. Mesmo assim, a equipe e os patrocinadores gostaram do meu trabalho, isso é o mais importante”, avaliou o único brasileiro da categoria – ele também tem feito participações no Porsche Carrera Cup.

A próxima prova do Porsche Supercup, antepenúltima do calendário, será disputada no dia 13 de setembro em Monza, na preliminar do GP da Itália de F-1. “Vou saber durante esta semana se venho para correr na Itália ou não. A equipe está negociando com a Loctite, nosso patrocinador, nesse sentido. Se houver um acerto, já está definido que o piloto serei eu”, informou o paraibano, que largou e terminou em sétimo na etapa belga.

Valdeno Brito não esconde sua satisfação com o trabalho feito com a Konrad na Europa. “Eu não tinha ideia de que tudo isso aconteceria neste ano, e conheci nada menos que oito novas pistas, andei entre os sete primeiros em todas as provas, competindo contra os melhores pilotos de Porsche do mundo. E consegui até um pódio”, lembrou. “Agradeço imensamente a Deus por estar me dando esta grande oportunidade”, reverenciou.

O holandês Jeröen Bleekenolen comemorou em Spa sua quinta vitória na temporada e praticamente assegurou o título. Ele foi a 194 pontos, contra 142 do vice-líder René Rast. O alemão, vencedor das quatro etapas anteriores, largou da pole na etapa belga mas foi último colocado, a uma volta dos demais. Após 11 voltas, o resultado final da corrida deste domingo foi o seguinte:
1º Jeröen Bleekemolen (HOL/Konrad Motorsport), 27min15s482
2º Norbert Siedler (AUT/Veltins MRS Racing), a 1s531
3º Jan Seyffarth (ALE/tolimit-Seyffart MS), a 3s895
4º Damien Faulkner (IRL/Walter Lechner Racing School), a 4s430
5º Stefan Rosina (Walter Lechner Racing School), a 6s965
6º Richard Williams (ING/SPS-Performance), a 7s150
7º Valdeno Brito (BRA/Konrad Motorsport), a 9s560
8º Lance David Arnold (ALE/SPS-Performance), a 9s930
9º Patrick Huisman (HOL/SPS-Performance), a 13s190
10º Jiri Janak (CZE/Konrad Motorsport), a 13s844
11º William Langhorne (ING/Sanitec Racing), a 23s052
12º Mauro Massironi (ITA/Ebimotoros), a 24s125
13º Isaac Tutumlu Lopez (TUR/Sanitec Racing), a 32s874
14º Stefan Wendt (ALE/tolimit-Seyffart MS), a 33s715
15º Siso Cunill (ESP/Konrad Motorsport), a 47s136
16º Alessandro Bonacini (ITA/Ebimotors), a 1min20s340
17º René Rast (ALE/Veltins MRS Racing), a 1 volta