Riamburgo Ximenes/Stanger Eller de olho no título de Campeão Brasileiro de Rally

1 de setembro de 2009

A ProMacchina, time da dupla cearense, anúncia mudanças e foca na busca pelo título nacional com Riamburgo Ximenes e Stanger Eller.

Passado o Rally Internacional dos Sertões 2009 enquanto os eventos regionais ganham fôlego, o Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country deu uma parada. É tempo de revisão de carros, de reorganizar bolsos e preparar-se para a disputa que definirá o Campeão Brasileiro de 2009.

A expectativa de todos era o retorno às pistas em 5 e 6 de setembro com o Rally de Tunas, mas o calendário nacional passa por mudanças e a prova está cancelada,  desta forma a elite do esporte só se reunirá novamente nos dias 10, 11 e 12 de outubro em Taubaté, SP, onde o campeonato nacional une-se ao campeonato paulista de rali e volta em ritmo acelerado.

Na ProMacchina Rally o trabalho não pára, os carros passam com calma pela revisão pós Sertões e o time reorganiza sua estratégia após a saída de Fellipe Bibas, que não volta às pistas neste segundo semestre. “Neste segundo semestre optei por dedicar-me mais a minha família e alguns projetos pessoais. Posso dizer que nos últimos três anos vivi intensamente o rali brasileiro, conquistei títulos importantíssimos e continuo valorizando bastante o esporte, só não determinei ainda quando voltarei a competir. Meu carro continua  na ProMacchina, meu time e minha casa no rali, e assim que for tempo oportuno pretendo acelerar e levantar muita poeira outra vez”, explica Fellipe.

O navegador de Fellipe, Emerson Cavassin,  continuará a competir na Mitsbishi Cup Sudeste ao lado de Ingo Hoffman. Com a saída de Fellipe Bibas, e o compromisso de Maurício Neves com a Equipe Volkswagen, a ProMacchina Rally passa a focar suas atenções para Riamburgo Ximenes e Stanger Eller. Nós começamos líderes e a disputa vem sendo muito equilibrada com a dupla Jean Azevêdo/ Youssef Haddad, agora estamos aguardando a CBA( Confederação Brasileira de Automobilismo) confirmar a pontuação atual em função de divergências sobre a pontuação das etapas de Barretos e do RN1500, primeira e segunda etapas, além de definir como fica a temporada com o cancelamento da prova de setembro”, explica o navegador Stanger Eller.

“Da nossa parte, estamos prontos para a batalha e sabemos que cada etapa que ainda acontecerá será fundamental para alcançarmos nosso objetivo. Porém, lamentamos o fato dessa quebra de ritmo, que é prejudicial à qualquer campeonato, e esperamos que as provas que ainda acontecerão possam ser excelentes, nós e o público agradeceremos” , resume Ximenes.

Compreenda o Brasileiro de Rally Cross Country: 1ª prova – Rally de Barretos. Local: Barretos/SP. Data: 14 e 15 de março. Prova de dois dias, onde cada dia valeu como etapa individual do campeonato brasileiro. Nela Ximenes/ Eller, na soma de resultados das duas etapas, conquistaram a liderança do brasileiro. As divergências citadas, fazem referência a oficialização da rodada dupla e, segundo a CBA, a pontuação será mantida desta forma.

2ª prova – RN 1500. Local: Rio Grande do Norte. Data: 29 de abril a 3 de maio. Prova conturbada em função do grande volume de chuva que castigou o estado do Rio Grande do Norte. Dos quatro dias previstos de rali, o primeiro só conseguiu validar 38 dos 150 quilômetros da especial do dia. O segundo dia foi cancelado devido a alagamentos que aconteceram nas localidades onde a prova passava. No terceiro, dia de confusão, com apenas um carro completando o trajeto original. Por fim, no quarto e último dia de prova, os competidores em comum acordo, optaram por cancelar a especial devido as condições causadas pela chove incessante. Em função destes acontecimentos especula- se que a pontuação do RN1500 seja válida pela metade, que a princípio pontuaria como 4 etapas, devido a quantidade de quilômetros cumpridos pela prova, por este motivo se faz necessário aguardar a divulgação de pontos oficial da CBA.

3ª prova – Sertões 2009. Local: Goiânia. Data: 24 a 26 de junho. Prova e pontuação aconteceram conforme o previsto, onde apenas os 3 primeiros dias valeram, pontuando cada dia valendo como uma etapa em jogo.

4ª prova – CANCELADA

A CBA estuda a possibilidade de transformar a etapa de novembro do Campeonato Paulista como prova substituta para esta. Se aprovada a decisão, esta prova será substituída pela de São Luiz do Paraitinga, em SP, nos dias 7 e 8 de novembro.

5 ª Prova – Rally SP. Local: Taubaté /SP. Data: 10 a 12 de outubro. Cada dia contará como uma etapa.

6ª prova – Rally dos Amigos. Local: SP. Data: 6 de dezembro. Vale como etapa final.

A ProMacchina tem o patrocínio de: Pirelli, Nacional Gás, Ypióca, Ponto da Moda e Cimed. O paio é de Garret, Ekron, Mahle Original e EBC Brakes.  Fotos: Marcelo Maragni/David Santos Jr./Murilo Mattos/Divulgação.