Giancarlo Vilarinho faz primeiro teste na Fórmula Mazda

3 de setembro de 2009

Três dias depois de encerrada a temporada da Fórmula BMW Americana, o atual vice-campeão da categoria, o brasileiro Giancarlo Vilarinho, já começou a preparação para 2010. Nesta quarta-feira (2), em Shannonville, no Canadá, ele testou pela primeira vez na Fórmula Mazda – considerada exatamente o passo seguinte ao estágio cumprido por ele em 2009. O carro é mais potente: tem 240cv, cem a mais do que ele se acostumou a usar nos dois primeiros anos de automobilismo, na Fórmula BMW Americana.

“É o carro mais rápido que já guiei. Adorei as reações, achei o máximo”, contou o piloto, de 17 anos de idade. “A maior diferença é, sem dúvida, a aceleração. Foi o que mais me impressionou. Também gostei muito do contorno de curva do carro da Fórmula Mazda”, acrescentou. A equipe escolhida para este primeiro treino foi a AIM Autosport, que lidera o campeonato atual da categoria, com o irlandês Peter Dempsey. O brasileiro seguirá testando para conhecer melhor o carro e escolher seu time para 2010.

Os resultados foram os melhores possíveis em Shannonville. Giancarlo Vilarinho ficou bem próximo do recorde da AIM Autosport no circuito: 57s4. A marca, estabelecida pelo atual campeão da Fórmula Mazda, John Edwards, é apenas dois décimos melhor que a registrada nesta quarta-feira por Giancarlo Vilarinho. “Ele andou muito bem, foi o primeiro contato com a pista e com o carro e mesmo assim ele fez 57s6, que é perto do que viram os pilotos mais experientes da categoria, como o John Edwards”, elogiou Paulo Carcasci, manager dele.

Foi um dia de longas atividades. O piloto completou quase cem voltas. Agora, terá um intervalo de duas semanas e vai aproveitar para voltar ao Brasil. Ele é o brasileiro que soma o maior número de poles e vitórias no exterior em 2009 considerando todas as categorias. Largou nove vezes na frente e ganhou em sete oportunidades na Fórmula BMW Americana. Aproveitamento que lhe deu o vice-campeonato. Nesta temporada, também quebrou um recorde mundial que pertencia ao alemão Sebastian Vettel: cinco hat-tricks consecutivos.