Kart: Final da Seletiva pode ter primeira mulher desde Bia Figueiredo

5 de setembro de 2009

Luana Pedrosa tenta repetir os passos da atual piloto da Indy Lights, que disputou a decisão do evento por três vezes e foi vice-campeã em 2003

Há seis anos, uma mulher disputou a final da Seletiva de Kart Petrobras pela última vez: foi Bia Figueiredo, em 2003. Naquela oportunidade, a piloto foi vice-campeã, deixando escapar o prêmio em dinheiro para Rafael Daniel. Desde então, nunca mais as garotas conseguiram um lugar entre os melhores pilotos do Brasil. Um período que pode ter fim neste domingo (6), em Imperatriz, no Maranhão.

Entre os inscritos na etapa classificatória Norte/Nordeste está a carioca Luana Pedrosa. Aos 17 anos, ele tentará ficar com uma das duas vagas que estarão disponíveis no fim de semana. E as chances são boas se depender da experiência de quem a acompanha fora das pistas. A menina é treinada por Rafael Suzuki, piloto da Fórmula 3 Alemã e campeão da Seletiva de Kart Petrobras em 2007.

Há duas formas dela se garantir na decisão do evento deste ano, que reunirá os doze principais kartistas do País, com prêmio de R$ 100 mil ao campeão. Uma das vagas vai para aquele, ou aquela, piloto que somar mais pontos ao longo do fim de semana. A outra ficará com quem vencer a segunda e última corrida do domingo. Os pilotos terão mais um dia inteiro para preparação, com treinos livres neste sábado (5).

“Esses treinos são muito importantes para que os pilotos encontrem o ajuste ideal, considerando a alta temperatura e o desgaste excessivo dos pneus, características das corridas aqui no Maranhão”, afirma o promotor da Seletiva de Kart Petrobras, Binho Carcasci. Como cada piloto dispõe de apenas um jogo de pneus para tomada de tempo e corridas, é importante contar com um kart equilibrado, que não force demais o equipamento.

A temperatura em Imperatriz está na casa dos 40ºC. Todas as atividades oficiais estão marcadas para domingo. O treino que define o grid de largada será realizado às 10h00. A primeira corrida do dia tem início previsto para às 11h30. Já a segunda bateria começará às 13h30. Até o momento, há nove finalistas garantidos na disputa pelo prêmio de R$ 100 mil da Seletiva de Kart Petrobras. A decisão será nos dias 20 e 21 de outubro em Volta Redonda (RJ). Foto:Fabio Oliveira/Divulgação.