Gabriel Dias tenta virar o jogo em Portugal

10 de setembro de 2009

O Campeonato Inglês de Fórmula 3 chega ao circuito do Algarve, em Portugal, para a disputa da penúltima rodada dupla da temporada 2009 no próximo final de semana, nos dias 12 e 13 de setembro. Na segunda posição do campeonato na divisão National Class, o piloto Gabriel Dias espera virar o jogo contra o líder, o inglês Daniel McKenzie.

Para a disputa, o brasileiro almeja garantir todos os pontos possíveis na rodada, para reduzir a vantagem de McKenzie. “O objetivo desse final de semana é marcar o maior número de pontos”, disse. “O ideal é vencer as duas corridas e fazer a volta mais rápida. É difícil reverter a diferença para o líder, mas vou continuar fazendo meu trabalho para virar o jogo”, garantiu Gabriel, que tem 53 pontos a menos que o rival.

Sobre o circuito localizado na cidade de Portimão, o piloto da equipe T-Sport tem pouco conhecimento, mas já realizou uma sessão de treinos na nova pista portuguesa. “A equipe conseguiu um teste para os pilotos de Ginetta, que é um carro de rua e anda com pneu radial. Claro que não é a mesma coisa que um monoposto, mas acho que conseguimos aprender um pouco da pista”, garantiu. “Vamos ter duas sessões de uma hora e meia de treino para conhecer bem o traçado e acertar o carro”, continuou Gabriel.

“Algarve é uma pista grande e complexa. Quase todas as curvas são cegas, em que você entra na curva olhando para o céu à sua frente. E, além disso, não existem pontos de referência para a freada. Isso dificulta bastante. O traçado é ondulado e as curvas são de alta e, com tudo isso, torna-se muito técnica”, detalhou.

O grid do Campeonato Inglês estará mais cheio amanhã, já que duas equipes do Campeonato Europeu de Fórmula 3 também participarão da rodada duplas, a ART Grand Prix e a Manor Motorsport.

“Acho bom mais pilotos na pista neste final de semana. Fica mais desafiador. E, com essas equipes convidadas e alguns pilotos novos, como o espanhol Roberto Merhi e o brasileiro Pedro Enrique, além de outros na National Class, a situação pode ficar boa para mim contra o McKenzie”, ponderou o brasileiro de 19 anos.

A programação no circuito português será iniciada nesta sexta-feira (11) com a disputa dos treinos livres. No sábado (12), serão realizadas duas sessões de treinos classificatórios e, no domingo (13), as serão disputadas ambas as corrida do final de semana.

Confira a programação completa do final de semana no Algarve, pelo horário oficial de Brasília:

Sexta-feira (11 de setembro)
06h00 às 07h30 – Treino Livre 1
09h30 às 11h00 – Treino Livre 2

Sábado (12 de setembro)
07h00 às 07h30 – Treino Classificatório 1
11h35 às 12h05 – Treino Classificatório 2

Domingo (13 de setembro)
05h30 às 06h00 – Corrida 1
10h00 às 10h30 – Corrida 2

Confira a classificação da National Class após oito rodadas duplas:
1. Daniel McKenzie (Inglaterra) – 279 pontos
2. Gabriel Dias (Brasil) – 226 pontos
3. Victor Correa (Brasil) – 154 pontos
4. Max Snegirev (Rússia) – 92 pontos
5. Aaron Steele (Inglaterra) – 22 pontos