Fórmula 3 Inglesa e o mineiro Victor Corrêa estréiam em Portugal

11 de setembro de 2009

Apesar de se aproximar do final da temporada, a nona e penúltima rodada dupla da Fórmula 3 Inglesa marca uma série de estréias em 2009. Na mais importante delas, o novíssimo Autódromo do Algarve (Portugal) recebe neste domingo (13/09) pela primeira vez uma corrida da principal competição da categoria no mundo. “Vai ser muito legal fazer parte da estréia da F3 Inglesa lá no Algarve. E também vai ser a primeira vez que vou competir em Portugal”, comenta o mineiro Victor Corrêa (Unifenas), terceiro colocado na National Class.

Em sua primeira experiência em solo português, Victor Corrêa acredita que a competitividade deve estar bastante acirrada nos 4.692 metros do traçado de 18 curvas, com subidas e descidas, localizado na cidade de Portimão. “Não dá pra saber quem vai andar na frente, já que os pilotos e as equipes nunca andaram lá. Vamos ter apenas dois treinos livres para reconhecimento do traçado e já vamos para a definição do grid de largada”, lembra o esportista.

O fato de os competidores e seus parceiros técnicos não terem muita base de dados sobre a pista inaugurada a menos de um ano, pode trazer um cenário pouco comum para o piloto mineiro durante a temporada de 2009. “Ninguém tem muita informação. Está todo mundo mais ou menos no mesmo barco, diferentemente de quando corremos em circuitos mais tradicionais, onde as outras equipes geralmente têm mais conhecimentos do que a gente”, explica o titular da Litespeed, única escuderia a utilizar o chassi SLC R1 e que faz apenas sua primeira temporada completa na F3 Inglesa.

A 17ª e a 18ª etapas do campeonato inglês terão o grid mais cheio do ano, com 30 carros inscritos. Na classe National, o francês Mathieu Maurage e o libanês Joe Ghanem fazem suas estréias na competição. Além deles, o indonésio Adil “Satrio” Hermanto segue como companheiro de equipe de Victor Corrêa na Litespeed. “É muito bom termos a presença de novos pilotos, aumenta a competitividade da categoria. E o Satrio mostrou na rodada passada que é veloz e vai ajudar bastante no desenvolvimento da equipe”, aposta o titular da Unifenas.

As corridas em Portugal marcam o último fim de semana longe da Terra da Rainha este ano. As outras corridas fora da Inglaterra foram em Hockenheim (Alemanha) e Spa-Francorchamps (Bélgica).
 
Está é a programação para o fim de semana no Algarve (horários de Brasília):

Sexta-feira, 11/09
06h00 – 07h30: Treino livre
09h30 – 11h00: Treino livre

Sábado, 12/09
07h00 – 07h30: Treino classificatório para a 17ª etapa
11h35 – 12h05: Treino classificatório para a 18ª etapa

Domingo, 13/09
05h30: Largada para a 17ª etapa
10h00: Largada para a 18ª etapa