Pedro Enrique estréia na F3 inglesa

11 de setembro de 2009

O paulista Pedro Enrique prepara-se para um novo desafio. Paralelamente à disputa do Campeonato Europeu de Fórmula 3, o piloto estréia esse final de semana (11 a 13) na versão inglesa da categoria. Com isso, na mesma temporada, o brasileiro marca presença nas duas principais competições de Fórmula 3 do mundo. A corrida acontece no circuito de Algarve, em Portugal, e é válida pela nona rodada dupla da competição.

“Será com certeza uma experiência interessante. A Fórmula 3 Inglesa é uma categoria muito importante. Quero usar essa experiência para aprender e crescer ainda mais como piloto”, afirmou Pedro Enrique, que corre pela equipe Manor Motosport. A Fórmula 3 Inglesa já consagrou 11 pilotos brasileiros campeões, entre eles Emerson Fittipaldi (1969), Nelson Piquet (1978), Ayrton Senna (1983) e Rubens Barrichello (1991), e é considerada uma das mais importantes categorias do mundo para pilotos aspirantes à Fórmula 1.

De acordo com Pedro Enrique, as duas categorias utilizam chassi e motor semelhante. A única diferença são os pneus, mais moles do que no Campeonato Europeu. “Os pneus interferem no acerto que estamos acostumados a dar ao carro, mas acho que isso não será um problema. A minha categoria tem poucos treinos. Toda oportunidade para ampliar o meu contato com o carro é válida”, afirmou o piloto, que será um dos sete pilotos do Campeonato Europeu de Fórmula 3 – único brasileiro ­ – convidados a participar da prova. A competição marca o retorno da Manor Motosport ao certame após seis anos de afastamento.

Pedro vem de um fim de semana difícil (4, 5 e 6/09) no Campeonato Europeu, em Brands Hatch, na Inglaterra. Problemas pessoais impediram o piloto de participar da sessão de treinos livres, o que prejudicou a busca por um bom lugar no grid e dificultou as chances do brasileiro na corrida. “Brands Hatch é uma pista de difícil ultrapassagem. Eu não conhecia a pista e não pude treinar. Isso acabou prejudicando meu desempenho. Mas agora é concentrar na Fórmula 3 Inglesa e buscar bons resultados nas próximas três etapas do Campeonato Europeu”, afirmou. A próxima etapa do Europeu acontece de 18 a 20 de setembro, no Circuito da Catalunha, na Espanha. Foto:Divulgação.