Fórmula 3: Henrique Lambert termina em segundo na Argentina

12 de setembro de 2009

O paulista Leonardo Cordeiro (Cesário Fórmula) conquistou a vitória na nona etapa do Campeonato Sul-americano de Fórmula 3, disputada na tarde deste sábado (12) em Buenos Aires, na Argentina. Em segundo terminou o carioca Henrique Lambert (Titans Group/Oi FM), seguido do paulista Nilton Molina (Propcar Racing), que completaram o pódio. “Estou muito feliz. Eu não esperava chegar tão na frente largando lá de trás. Acho que foi a melhor corrida que já fiz na minha carreira”, comemorou Lambert, que entrou na categoria apenas na quinta etapa e já soma dois pódios.

Partindo do oitavo posto, Henrique Lambert perdeu uma posição na largada, que recuperou já na segunda curva. Na quarta passagem ultrapassou Lucas Foresti (Cesário Fórmula) e se posicionou em sétimo, quando o safety car interferiu na prova durante duas voltas por causa de um acidente. Na relargada Leonardo Souza (Kemba Racing) e Yann Cunha (Razia Sports) foram se tocando na reta, quando Lambert aproveitou para ultrapassá-los de uma vez só na curva, já ocupando o quinto lugar. “Estava todo mundo embolado e o comportamento do carro estava bom, bem equilibrado e tracionando bem”, explicou o carioca.

Na voltas seguintes foi a vez de ganhar as posições de Lu Boesel (Dragão Motorsport), Cláudio Cantelli (Bassan Motorsport) e Nilton Molina, todas com ultrapassagens entre as curvas 1 e 2. Faltando cinco voltas para o encerramento, Henrique já estava na vice-liderança. “De nono na primeira curva para segundo antes do final, foi muito bom”, exclamou o piloto da Titans Group/Oi FM.

Henrique Lambert dividiu os méritos de sua conquista com os técnicos da Razia Sports, que preparam bem o Dallara F309. “A corrida foi bem legal porque vim passando todo mundo. Não herdei nenhuma posição. Sem dúvida foi o melhor carro que tive até agora”.

A prova que abre a segunda metade da temporada da Fórmula 3 sul-americana acontece a partir das 11h40 de domingo (13/09). “Estou ainda mais animado para amanhã (domingo). Estou muito confiante para alcançar outro bom resultado, ainda mais porque largarei da terceira posição”, apontou Lambert. A pole position será novamente do líder do campeonato Leonardo Cordeiro. Foto:Flávio Quick/Divulgação.

Confira o resultado da nona etapa da F-3 sul-americana:

1 Leonardo Cordeiro, SP, Cesário Fórmula, 22 voltas em 30min13s115;
2 Henrique Lambert, RJ, Razia Sports, a 28s193;
3 Nilton Molina, SP, Propcar Racing, a 29s864;
4 Lu Boesel, RJ, Dragão Motorsport, a 34s888;
5 Igor Veras, GO, Propcar Racing, a 35s166;
6 Lucas Foresti, DF, Cesário Fórmula, a 37s240;
7 Henrique Martins, SP, Cesário Jr, a 44s015;
8 Leonardo Souza, PR, Kemba Racing, a 50s789;
9 Yan Cunha, DF, Razia Sports, a 1min02s427;
10 Bruno Andrade, SP, MX Racing, a 1min05s848;
11 Rafael Abbate, SP, Cesário Jr, a 2 voltas;
12 Cláudio Cantelli, PR, Bassan Motorsport, a 10 voltas;
13 Vitor Guerin, SP, Dragão Motorsport, a 18 voltas.

Assim está o Campeonato Sul-americano de Fórmula 3 após nove etapas:

1 Leonardo Cordeiro (Cesário Fórmula), 67 pontos;
2 Cláudio Cantelli (Bassan Motorsport), 50;
3 Lucas Foresti (Cesário Fórmula), 44;
4 Lu Boesel (Dragão Motorsport), 31;
5 Yann Cunha (Razia Sports), 30;
6 Leonardo de Souza (Kemba Racing), 28;
7 Nilton Molina (PropCar Racing), 28;
8 Fernando Galera (Bassan Motorsport), 23;
9 Henrique Lambert (Razia Sports), 21;
9 Igor Veras (PropCar Racing), 21;
11 Henrique Martins (Cesário Junior), 5;
12 Lucílio Baumer (Baumer Racing), 2;
13 Raphael Abbate (Cesário Junior), 1 ponto.