Em corrida de recuperação Lucas Di Grassi sai de 15º ao Pódio

12 de setembro de 2009

A penúltima rodada dupla do Campeonato Mundial de Fórmula GP2 começou a ser realizada neste sábado (12) no circuito de Monza, na Itália, com a disputa da 17ª etapa. Em uma corrida repleta de acidentes, rodadas e muita chuva, o brasileiro Lucas Di Grassi (Eurobike/Schioppa), que havia sido punido com a perda de 10 posições no grid de largada devido a um acidente na corrida de Spa-Francorchamps, largou em 15º e realizou uma excelente corrida de recuperação, completando a prova em terceiro lugar. A vitória ficou com o holandês Giedo Van der Garde, que largou em segundo, atacou o pole position Vitaly Petrov até a antepenúltima volta, ganhou a posição nos pit stops e conseguiu vencer.

Uma chuva muito forte desabou sobre o autódromo momentos antes da largada, o que adiou o início da prova em 40 minutos. Após o atraso, a largada foi dada com o safety car na pista. Logo na primeira volta sem o carro de segurança, Lucas iniciou sua recuperação. O brasileiro conseguiu manter um bom rendimento, sem cometer erros, em uma pista completamente encharcada e passou a ocupar o sétimo posto. “Nosso carro estava bom enquanto a pista estava muito molhada e com isso pude imprimir um ritmo forte no início da corrida”, destaca Lucas. Di Grassi seguiu um ritmo forte até assumir a terceira posição, após superar Roldan Rodriguez, Nico Hulkenberg e o brasileiro Diego Nunes.

Na parte final da corria, com o fim da chuva e a pista mais seca, os líderes da prova entraram para o pit stop obrigatório. Van der Garde fez sua parada a três voltas do final, Lucas e o líder Petrov pararam na penúltima volta. No retorno à pista, Van der Garde se manteve em primeiro e conquistou a vitória. “O terceiro posto foi o melhor que pude fazer. Na corrida de amanhã, que é mais curta, vou tentar ganhar algumas posições logo na largada”, afirma. “Com isso, quero brigar por mais um pódio. Tem pilotos rápidos na minha frente, e por isso vai ser muito difícil, mas largar bem será fundamental para esse resultado”, finaliza o piloto, que alinhará na sexta posição do grid deste domingo. A corrida tem início previsto para 5h30 (horário de Brasília) e será transmitida ao vivo pelo canal Sportv. Fotos:GP2 Sereies/Divulgação.

Confira os oito primeiros na 17ª etapa da temporada:

1. Giedo van der Garde (Holanda)
2. Vitaly Petrov (Rússia)
3. Lucas di Grassi (Brasil)
4. Jérôme d’Ambrosio (Bélgica)
5. Edoardo Mortara (Itália)
6. Nico Hülkenberg (Alemanha)
7. Alvaro Parente (Portugal)
8. Javier Villa (Espanha)