Mais um pódio para Di Grassi e completa dobradinha brasileira

13 de setembro de 2009

O Campeonato Mundial de Fórmula GP2 realizou na manhã deste domingo (13) a 18ª etapa da temporada 2009 e o brasileiro Lucas Di Grassi (Eurobike/Schioppa) novamente se destacou e conseguiu mais um grande resultado, largando na sexta posição e concluindo a corrida em segundo. A vitória ficou com o também brasileiro Luiz Razia, que largou na pole position. O alemão Nico Hulkenberg completou o pódio e com o resultado conquistou o título da temporada.

Ao contrário da etapa de sábado, quando a chuva castigou o autódromo de Monza, na Itália, a prova deste domingo foi realizada com tempo estável e Lucas Di Grassi conseguiu cumprir o que planejava: ganhar posições logo na largada. O piloto da equipe Racing Engineering conseguiu pular da sexta posição para a segunda, antes mesmo da primeira curva. Atacou o brasileiro Luiz Razia, mas seu carro começou a perder rendimento no final da prova, o que impossibilitou o piloto de brigar pela vitória. “Como de costume, meu carro começou bem, mas enfrentamos problemas com o desgaste prematuro de pneus depois da metade da corrida. Isso fez com que não pudesse brigar pela vitória até o final”, declara Lucas.

Razia largou na pole position devido a uma punição imposta ao português Alvaro Parente na corrida de sábado. Parente excedeu o limite de velocidade nos boxes e teve 25 segundos acrescidos no seu tempo final de corrida, caindo de sétimo para décimo primeiro. Com isso Javier Villa subiu para sétimo, Razia herdou a oitava posição na corrida de ontem e consequentemente a pole position de hoje. Esta foi a terceira vitória brasileira na temporada, as outras duas aconteceram na Turquia, com Lucas Di Grassi e em Silverstone, com Alberto Valerio.

“Mesmo não podendo mais brigar pelo título, este foi um bom final de semana. Conquistamos dois pódios em corridas que prevíamos muitas dificuldades. No sábado larguei em 15º e consegui chegar em terceiro. Hoje, por ser uma corrida mais curta, deveria conquistar posições logo na largada e felizmente conseguiu pular de sexto para segundo”, finaliza.

Lucas espera agora brigar pelo vice-campeonato nas duas últimas corridas do ano, que serão disputadas no próximo final de semana, no circuito do Algarve, em Portugal.

Confira os cinco primeiros na 18ª etapa do campeonato
1. Luis Razia (Brasil) – Completou as 21 voltas em 35min12s921
2. Lucas Di Grassi (Brasil) – a 2s576
3. Nico Hulkenberg (Alemanha) – a 4s955
4. Jérôme d’Ambrosio (Bélgica) – a 7s374
5. Vitaly Petrov (Rússia) – a 7s920

Confira como está o campeonato de pilotos:
1. Nico Hulkenberg (Alemanha) – 90 pontos
2. VItaly Petrov (Rússia) – 68 pontos
3. Lucas Di Grassi (Brasil) – 57 pontos
4. Romain Grosjean (França) – 45 pontos
5. Pastor Maldonado (Venezuela) – 36 pontos

Confira o site do piloto Lucas Di Grassi: http://www.lucasdigrassi.com.br