Ford Focus é considerado o "carro verde" do ano

16 de setembro de 2009

O Ford Focus foi considerado, pelo Ministério do Meio Ambiente, o automóvel com menor índice de emissão de poluentes com a nota 9,4. Importante salientar que entre os 250 automóveis analisados, apenas seis tiveram nota superior a 9, aí se incluindo, também, o Ford Edge 3.5 cc, a gasolina com a nota 9,1.
O Ranking Nacional de níveis de poluição dos carros disponíveis no mercado brasileiro, no ano de 2008, foi divulgado no dia 15 de setembro e revela dados obtidos durante o licenciamento dos veículos.
O motor Duratec de nova geração 2.0 L do Novo Ford Focus é um propulsor leve, potente, limpo e econômico, resultado do maior projeto de desenvolvimento de motores já realizado na história da Ford. Essa nova geração do Duratec HE 2.0 L traz, entre outros aperfeiçoamentos, pistões revestidos em teflon e oferece um ganho de 5 cv na versão automática, além de maior rendimento de combustível com baixíssimo nível de emissões.
Produzido com tecnologia de ponta, ele tem bloco, cabeçote e mancais de alumínio, quatro válvulas por cilindro com duplo comando (DOHC), acionadas por corrente, e sistema de admissão variável (VIS). Desenvolve a potência de 145 cv (a 6.000 rpm) e torque de 185 Nm (a 4.500 rpm) tanto na versão manual como na automática.
O Ministro Carlos Minc revelou que foram feitas 250 avaliações de automóveis produzidos no ano passado e que foram consideradas duas pesquisas diferentes para os carros equipados com motor Flex – uma utilizando o motor só com gasolina e outra com álcool.
O critério utilizado atribuiu notas de 1 (os piores veículos) até 10 (os melhores classificados), levando-se em consideração a emissão de três gases poluidores – o monóxido de carbono, hidrocarbonetos e óxidos de nitrogênio. Todos eles não prejudicam o planeta em relação ao aquecimento global, mas oferecem riscos à saúde da população.
O ranking está disponível no site do Ibama – www.ibama.gov.br – que também informa sobre o novo Ranking, com análise dos veículos produzidos em 2009, que será divulgado em novembro próximo.

Em 2014 – 33% a menos de poluentes

Uma resolução do Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente) aprovada no início de setembro de 2009, estabelece limites para as emissões de poluentes para veículos leves. A partir de 1º de janeiro de 2014, carros equipados com motores movidos a gasolina e álcool deverão sair de fábrica emitindo cerca de 33% menos poluente que atualmente. O prazo para carros utilitários a diesel é um pouco menor: 2013.