GP2: Di Grassi tenta encerrar temporada com vitórias

16 de setembro de 2009

O Campeonato Mundial da Fórmula GP2 faz a última rodada dupla da temporada 2009 estreando em um novo circuito. Neste final de semana, o Autódromo do Algarve, na cidade de Portimão, em Portugal, recebe a principal categoria de acesso à Fórmula 1 no traçado de 4.692 metros.

E o brasileiro Lucas di Grassi (Eurobike/Schioppa), piloto da Racing Engineering, busca encerrar o ano com vitórias em Portimão. Terceiro piloto da Renault na Fórmula 1, Lucas tem 57 pontos na GP2 e aparece na terceira colocação, a 11 pontos do vice-líder da tabela, o russo Vitaly Petrov, da Addax. Com o título já decidido a favor do alemão Nico Hulkenberg, da ART Grand Prix, Di Grassi ambiciona terminar a temporada com os melhores resultados que puder alcançar.

“O ideal é ganhar corridas, algo que acho mais importante até do que terminar o ano como vice. É a terceira vez que termino o ano entre os três melhores do campeonato, então ficar em segundo ou terceiro na pontuação, para mim, não é a maior preocupação. O que importa são as vitórias nas corridas”, analisou Lucas, que é apoiado pela revendedora de carros de luxo Eurobike e pela metalúrgica Schioppa.

A pista é desconhecida da maioria dos pilotos da categoria. “Alguns pilotos fizeram uma corrida pela World Series para conhecer o traçado. Não acho que isso irá lhes conferir alguma vantagem. Talvez nas primeiras voltas dos treinos, depois todos ficam no mesmo nível”, disse o brasileiro, que fez uma análise do traçado.

“Primeiro eu e meu engenheiro vamos dar uma volta a pé na pista para estudar o traçado e talvez a GP2 terá um treino extra de meia hora para todos aprenderem o circuito. Mas, pelo que já pude saber, é uma pista com muitas subidas e descidas, curvas cegas e de média velocidade”, afirmou. “Mas precisaremos encontrar um acerto em que o carro não consuma tanto pneu, problema recorrente nos carros da nossa equipe, que enfrentamos neste ano devido ao fato de os pneus serem mais macios do que em 2008”, lembrou Lucas.

A programação da rodada dupla final da GP2 se inicia nesta sexta-feira (18) com o primeiro treino livre às 5h45 e o segundo às 6h30, ambos com meia hora de duração. O treino classificatório acontece às 11h. No sábado, a primeira corrida terá início às 10 horas e contará 32 voltas de duração, enquanto a de domingo, com 21 giros, terá largada às 9 horas (horários de Brasília).