Brands Hatch encerra temporada de estreia de Adriano Buzaid

17 de setembro de 2009

A temporada da Fórmula 3 Inglesa termina no próximo domingo (20), com as duas últimas corridas no circuito de Brands Hatch, na Inglaterra. O título da categoria foi assegurado com antecedência pelo australiano Daniel Ricciardo, da Carlin, que não pode mais ser alcançado pela dupla da Hitech, o holandês Renger van der Zande e o austríaco Walter Grubmuller. Para o brasileiro Adriano Buzaid, da T-Sport, o fim de semana marca o fim de sua primeira temporada na Fórmula 3 Inglesa.

Um ano que até aqui trouxe quatro pódios, incluindo a vitória com pista molhada em Spa-Francorchamps, na Bélgica. “Foi um campeonato que exigiu muita dedicação e queremos terminar bem a temporada de 2009”, afirma o piloto, de 21 anos de idade. “Os pilotos que estão na minha frente na tabela de classificação são todos mais experientes ou estão em equipes mais competitivas, mas isso não tira a minha vontade de conseguir o máximo que ainda posso, que é o quarto lugar”, revela.

Atualmente em sexto na pontuação, ele precisaria superar os britânicos Riki Christodoulou, que está dois pontos na frente dele, e Max Chilton, este com vantagem mais confortável: tem trinta e quatro pontos a mais. “Quero tentar brigar pelo pódio nas duas corridas. Depois, faremos as contas. Encerrar a temporada andando bem pode ser muito importante pensando nas negociações para 2010”, acrescenta. Adriano Buzaid acredita que as chances são boas principalmente pelas características do traçado de Brands Hatch.

A pista é totalmente diferente das duas anteriores, Silverstone, na Inglaterra, e Algarve, em Portugal, onde apareceram dificuldades para a T-Sport. “Nosso carro está com um problema sério em curvas de baixa, em freadas fortes. Foi o que atrapalhou nas duas últimas etapas. Já nas pistas de alta o comportamento muda totalmente, é só pegar o exemplo de Donington Park, onde fui segundo, e Spa-Francorchamps, onde ganhei”, conta Adriano Buzaid. “Em Brands Hatch só tem uma curva de baixa, o que pode ajudar”.

O brasileiro também destaca a importância de largar na frente no circuito inglês. “O treino classificatório será decisivo para mim. Se você não consegue um lugar entre os cinco, seis primeiros, fica difícil brigar pelo pódio”, conclui. Os treinos para as duas corridas do fim de semana começam nesta sexta-feira (18). As sessões que definem as posições de largada estão marcadas para sábado (19). A penúltima prova da Fórmula 3 Inglesa tem início previsto para às 07h10 de domingo (20) no horário brasileiro. A última será às 10h25. Jakob Ebrey/Divulgação.