GT3 Brasil espera por prova no Rio de Janeiro

17 de setembro de 2009

A GT3 Brasil está em sua terceira temporada, mas só no segundo ano de existência a categoria passou a correr em um dos mais tradicionais e elogiados autódromos brasileiros – mesmo após a construção do complexo esportivo para os Jogos Panamericanos de 2007, o que custou algumas curvas do antigo traçado. No feriado de 7 de setembro de 2008, as supermáquinas do campeonato entraram na pista de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, pela primeira vez em sua curta história.

A etapa também marcou a estreia de uma dupla milionária. Emerson Fittipaldi e Valdeno Brito dividiram a pilotagem de um Porsche 997 pela primeira vez. Os dois pilotos já disputavam a categoria, mas o bicampeão mundial de Fórmula 1 corria ao lado do irmão Wilson Fittipaldi, enquanto o paraibano vinha dividindo um carro de Stuttgart com Antônio Hermann.

Na corrida carioca, Brito voltou ao circuito onde uma semana antes tinha vencido a Corrida do Milhão, da Stock Car, etapa que rendeu um prêmio de US$ 1 milhão ao vencedor. O triunfo engordou bastante a conta do nordestino, que passou a formar uma dupla milionária com Emerson, já que o campeão da Fórmula Indy venceu duas vezes as 500 Milhas de Indianápolis, uma das mais tradicionais do automobilismo mundial e que também distribui prêmios milionários ao primeiro colocado.

A dupla Fittipaldi/Brito conquistou o segundo lugar na primeira corrida, vencida por Walter Salles e Ricardo Rosset, a bordo de um Ford GT. O terceiro lugar da corrida de estreia do Itaipava GT3 Brasil em terras fluminenses ficou com Ingo Hoffman e Paulo Bonifácio, com um Lamborghini Gallardo.

Na segunda prova do fim de semana, a vitória foi da dupla que se tornaria bicampeã da categoria, Andreas Mattheis e Xandy Negrão, que, assim como Rosset e Salles, que terminaram a corrida em segundo lugar, disputava temporada com um Ford GT. Os paranaenses Lico Kaesemodel e Alceu Feldmann levaram o Dodge Viper número 63 ao terceiro lugar em Jacarepaguá.

A próxima etapa do Itaipava GT3 Brasil acontece justamente no Rio de Janeiro, entre os dias 25 e 27 de setembro.