Quarto Track Day será realizado Domingo no Eusébio (CE)

18 de setembro de 2009

No Autódromo Virgílio Távora (Eusébio) será realizado o Quarto Track Day Fortaleza, evento que leva o motorista e o motociclista para o autódromo onde terá toda infra estrutura e poder acelerar sua máquina com riscos reduzidos e sem desrespeitar as leis de trânsito.  

Você já teve vontade de andar em um autódromo com toda segurança de uma corrida?  Para quem tem esse desejo, dia 20 de Setembro é o dia certo para satisfazer esse sonho. A partir das 8h, o autódromo Virgílio Távora, no Eusébio, recebe o Quarto Track Day Fortaleza. 

É neste evento que os participantes, previamente inscritos, podem dirigir seus carros e suas motos com total segurança em um circuito de corrida com a presença de ambulâncias, aparato médico, carros de resgate, sinalização, fiscais de pista e a chancela da Federação Cearense de Automobilismo – FCA. 

Pela primeira vez os motociclistas podem participar de um evento que virou mania entre motoristas. O Track Day Fortaleza vai reservar espaço para as motos. De acordo com Igor Barbosa, integrante da organização do evento, “a abertura para os motociclistas vem preencher uma procura daqueles que apreciam motos com grande potência e necessitam de um espaço como esse para poder curtir o equipamento sem por em risco a vida de terceiros”, afirmou Igor, que também é piloto profissional. Ele ressaltou ainda a seriedade e sua segurança do Track Day. “No circuito vai haver total segurança para quem participar, além disso, os fiscais serão rígidos na cobrança das regras exigidas nesse tipo de evento como a proibição ultrapassagens nas curvas durante todo o evento”, completou.

Outra exigência é a restrição aos participantes. Somente participam, homem ou mulher, maiores de 18 anos de idade, que possua carteira nacional de habilitação. Qualquer carro ou moto pode participar do Track Day, tendo que seguir as normas de segurança do evento. Os veículos deverão estar de acordo com o Conselho Nacional de Transito, sendo de exclusiva responsabilidade dos concorrentes a observação deste item, além de estar em excelentes condições de conservação e uso, bem como devidamente licenciados e regularizados, para a utilização urbana e rodoviária. 

O Track Day também tem o lado educativo, onde deixa bem claro que lugar de velocidade é no autódromo, com total segurança, e não as ruas das cidades. No circuito do autódromo, os motoristas, através de orientações e regras, podem andar nos seus próprios veículos particulares. O evento inicia com a inspeção criteriosa de cada veículo, sendo vetado aquele que estiver em situação irregular.

Os “pilotos” novatos (que nunca participaram de eventos no autódromo) contam com o auxílio de instrutores experientes para aprenderem as dicas de frenagem, posicionamento, tomada e saída de curva. Eles recebem instruções sobre os pontos críticos do circuito, como entrar em uma curva e como sair dela, o que significa cada bandeira, as sinalizações e demais explicações relacionadas ao evento.

Essa prática é comum, e bem difundida na Europa e Estados Unidos,  já é destaque no Brasil em alguns autódromos como em São Paulo e Paraná. O evento não configura corrida, nem competição, portanto, não há premiação ou vencedores. Trata-se, portanto, de uma oportunidade única dos motoristas testarem suas habilidades, aprimorando suas técnicas de pilotagem, desfrutando de uma consagrada pista de corrida, com infra-estrutura e segurança dignos de uma corrida oficial, de maneira totalmente profissional, com risco controlado.

Veja os Itens obrigatórios que os motoristas devem obedecer para participar do evento.

 Carros

– Capacete,

– Cinto de segurança durante todo o desenrolar do percurso,

– Extintor de incêndio de no mínimo 1 kg (dentro do prazo de validade),

– Parte elétrica em perfeitas condições (Luz de Freio e Luz de Sinalização Traseira),

– Sapato fechado,

– Calças compridas,

– Adesivos da Organização,

– Não devem existir objetos soltos dentro do veiculo.

Motos:

– Capacete,

– botas,

– luvas,

– macacão,

– protetor de coluna,

– Parte elétrica em perfeitas condições (Luz de Freio e Luz de Sinalização Traseira),

– Adesivos da Organização.