Renato Rattes faz primeiro treino livre com carro novo

18 de setembro de 2009

Clima de festa no box da RS Racing/Zuffo Motorsport, afinal o primeiro teste do Chevrolet preparado para o retorno da equipe à Copa Vicar foi um sucesso. Trata-se do bólido do piloto Renato Rattes que na manhã desta sexta-feira realizou o primeiro treino livre, em preparação para a 5ª etapa da categoria, que acontece neste domingo, a partir das 12h58, no Autódromo de Jacarepaguá (RJ).

Foi um tempo recorde de preparação, apenas 15 dias, e o carro saiu direto para o autódromo. Segundo Ângelo Luiz Pilon, o Luizão, chefe dos mecânicos, nesse primeiro momento, o mais importante era avaliar o desempenho do carro. “O primeiro treino serviu para testar o equipamento como um todo. Fazer um carro que entra na pista pela primeira vez e não quebrar é uma satisfação muito grande. Não se pensou em tempo nessas primeiras voltas, o carro saiu do ‘colo’ direto andando. O resultado foi fantástico, e poucos ajustes precisam ser feitos”, declarou, elogiando o desempenho de Rattes, que segundo ele correspondeu às expectativas da equipe.

Rattes também se mostrou muito satisfeito com o veículo. “Foi espetacular esse primeiro contato com o carro. O treino inicial serviu para ver os ajustes dos equipamentos. Já estamos com todos os sistemas em ordem, o que é difícil de acontecer com uma estrutura toda nova. Nesse caso, o carro precisa de mais algumas voltas para conferir o freio, direção, câmbio, e ainda é o começo de acertos para suspensão”, avaliou o piloto.

E, já faz planos para o segundo treino livre, desta sexta-feira, e classificatório que será realizado no sábado. “Nesse primeiro treino para acerto, não optamos por pneus bons. Usamos um jogo no fim de sua vida útil, e poupamos os novos para o treino da tarde e classificatório. Na segunda bateria do dia vamos tentar o setup diferenciados, para o treino classificatório e para a corrida”, declarou.

A partir das 15h05 os pilotos da Copa Vicar voltam ao circuito, e terão 1h para realizar os últimos testes, em um máximo de 20 voltas por carro.

Renato Rattes conta com o patrocínio de Radiex, Spaal Juntas e Retentores, Garma, SYL Pastilhas de Freio, Vox Filtros, AJE, Fortec, Natrielli, Fórmulla Auto Parts, Menzelub, Portal Único Dono, Hotel Dunamys e Rastreadores Pamajhon Sat. Fotos:Vinícius Nunes/Sigcom/Divulgação.

Programação 5ª Etapa da Copa Vicar/Stock Car – Rio de Janeiro

Sexta-feira (18/09)
15h05 – 16h05: 2º Treino Livre

Sábado (19/09)
14h00 – 15h00: Treino Classificatório
15h30 – 16h30: Visitação aos Boxes (credenciados)

Domingo (20/09)
08h40 – 09h40: Visitação aos Boxes
12h58: Largada
13h38: Chegada
13h43: Pódio